domingo, 31 de julho de 2016

Arrivederci Veneza!!!

Em 2014 fiz no Caffe Lavena um filminho onde despedia de Veneza com muitas risadas,um garçom brincalhão.Dizia:Arrivederci Veneza!!!Abanando um lenço colorido!!Signora!!Buono
Parece que deu sorte e voltei.
Estava na hora de dizer outra vez Arrivederci.
De manhã fiquei surpresa com a greve geral.Nao pude despedir das camareiras tão educadas e do senhor das malas que feliz ficou com a minha querida vermelha.
Ele havia dito:No segnora,domani é arrivato à casa!!
Mas esperto,não contou da greve.
Tivemos uma super sorte pois até garçons eram poucos na hora do café,e com horário para fechar o restaurante.
Despedir daquela vista magnífica doía o coração,mas ao mesmo tempo agradecia a oportunidade incrível de ter estado ali,me hospedado neste maravilhoso lugar.
O sol brilhava com uma promessa de Buona Giornata.
O céu muito azul delineava San Giogio,Madonna Salute,Punta della Dogana.
Os gondoleiros começavam seu trabalho,mas não tantos nesta manhã.
Meu spremuto,croissant ,capuccino !!!Guardar na mente essas imagens para sempre.
Comentei com minha amiga:Será que é a última vez que vejo Veneza??
Acho engraçado essa sensação na despedida de lugares !!
Uma vez disse isso na Disney e voltei 7 vezes!!
Minha mãe,apaixonada pela Europa ficava horrorizada.Mas era época da vida.Meninos que adoravam
 e cada ano uma novidade para eles.A fase do Mickey,Donald,depois do Epcot,dos brinquedos mais cheios de aventura na Universal e nos outros parques.
Minha última vez,(será?) foi com o grupo de primos deles,que organizei.Minha mãe também foi.
Uma farra!!Inesquecivel.
Agora todos estão adultos,com família e a Recoradaçao é linda.Tantas que meu filho André repete.
Assim,Veneza !
Pagamos o hotel,deixamos as malas e fomos aproveitar mais um pouco.
Queria muito comprar a tesourinha de Maria Luíza igual à minha,um passarinho.
Lembrei do local da loja e fomos.Atravessamos a praça é enveredamos pelas ruelas.
Uma parada na frente da Basílica de San Marco,admirando essa  construção Bizantina,onde cada meia lua tem os mosaicos referentes á vida de Cristo e na porta da entrada O Juízo Final.Comprei a tesourinha e fizemos último adeus às incriveis lojas.Almoçamos por ali.
Sentar no Caffe Lavena depois.
Mas o garçom não era paciente e o filme. Não ficou bom.
Vou ter que voltar!!!
Adoro o Lavena em seu estilo austríaco com dois negros de porcelana na porta e onde se vê o mais lindo lustre de Murano.Com caras de africanos.
Foi fundado em 1750 e conserva sua imponência e as cores amarelas onde dizem,há uma assinatura de Richard Wagner,o compositor.


Ali,em uma das mesas ele compôs Parsifal.A Ópera.
Abril de 1877.
Olho em volta,penso em Shakespeare com a história de Desdêmona e Othelo,o ciumento que mamãe
Comparava com alguns casais.
Lembro de Nápoleao dizendo da Sala de visitas mais linda de toda Europa.Penso em todos os lugares que estive como Kotor,Ravenna,e outros que faziam parte da República de Veneza.Da aceitação dos Venezianos ao serem anexados ao Reino da Itália em 1866!
E digo:
Arrivederci Veneza!!!
Logo mais o Water Táxi estará chegando e cortaremos as águas milenares com suas espumas no trajeto até o aeroporto de Marco Polo!!
Despedir dando até breve para cada ponte e sentir o respingar Salgado no rosto!!
Nunca saímos de um lugar igual ao que entramos e certamente assim será  desta vez!!

2 comentários:

  1. Prezada Vera Lauria,

    Sou Raquel Endalécio Martins, doutoranda em Letras pelo Mackenzie e pesquiso Dona Pureza Monteiro Lobato e as mulheres que fizeram parte da vida de MOnteiro Lobato.
    Li em uma entrevista sua que a senhora conheceu Gulnara Lobato, sobrinha e nora do escritor. Está certo?
    Podíamos conversar um pouco? Há algum e-mail ou telefone pelo qual eu possa contatá-la?

    Atenciosamente,
    Raquel Endalécio Martins

    ResponderExcluir
  2. Com certeza!!!Dona Gulnara foi importante em minha vida e é tia de minhas amigas da antiga José Olímpio Editora.
    Me passe seu e-mail e colocarei os contatos

    ResponderExcluir