quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Quando o Ocidente encontra o Oriente

Tenho um blog,onde escrevi:Fiquei avó em Kotor.
De fato estava em Kotor ,Montenegro, quando recebi a frase de meu filho Alexandre:Você vai ter uma surpresa quando chegar!
Eu havia comprado uma pulseira com Nossa Senhora De Medjugorje, e ao colocar no pulso falei com Ela :O que tem a me dizer?
Logo em seguida falo com meu filho e a frase foi a que mencionei acima.
Sim!!Eu sei!! Vou ser avó!!
Chorei emocionada pois sabia o quanto queriam esse bebê.
Clara foi então um marco em nossas vidas como todos os outros netos .
Meiga e gentil, ela nos mostra que pode ser timida mas decidida.
Quando o Oriente com sua delicadeza encontra com o Ocidente pleno de certezas faz a mistura de um Ser tímido porém alegre  ,profundo e sensível.
Assertiva.Adora sua prima Maria Luiza e fala Maluu com a boca doce!!
Quando entrou na escola era muito pequena mas não se deteve.
Acenou para o pai e prosseguiu.Lembro quando admirada olhou as florada das jabuticabeiras da chácara Foi um ano em que as arvores resolveram celebrar a vida com abundancia de frutos e as flores com intenso perfume inundaram o pomar ! Perfume de jasmim!Era como a admiração de seus ancestrais com as cerejeiras em flor!! Hanami!!.Recordo com saudades sua emoção na piscina sentindo  a liberdade usando boia de braço.
Clara me surpreende sempre nas nossas brincadeiras .Gosta de pintar e descobre que  Brown pode ser lindo..
Sabe as cores em ingles e adora regar as plantas, observar borboletas e sua amiga era a Tatá.A tartaruga que olhava por muito tempo na sua caminhada no pequeno lago da confeitaria. Essa ingenuidade que desejamos guardar em uma caixa para sempre.

Nestas visitas à Tatá  me lembrava Ricardo,meu filho mais velho que levava banana para a tartaruga de casa de minha prima,onde morava vovó.
Essa ingenuidade é sem duvida um sol nas nossas vidas.
E como o girassol ,também nós adultos precisamos desta luz que a infancia dos netos proporciona . Voltamos nosso olhar, nosso percurso ,para sentir o calor desta luminosidade.
Ziraldo tem um livro sensacional : Vovó Delicia!! Acho que é sempre doce como o mais delicioso de todos bombons, os momentos . A palavra :Vovó! Vó!!
Crescem muito rápido e minha princesa oriental com a mochila da escola agora já fez 3 anos!!
Acompanhar seu desenvolvimento ,suas preferencias e ficar observando cada gesto,nos traz de volta os filhos pequenos e a gratidão pelo privilegio de estar presente com este presente da caminhada.
Para mim, parece que estou no recreio da escola quando brinco com ela no patio do predio.
No ultimo domingo,com um sol maravilhoso,Clara comemorou entre muitos convidados seu aniversario  . E nós celebramos sua chegada! Sua avó materna, a doce Ba comigo de mãos dadas na hora que nasceu ; Chorou??Chorou??
Sim ,Ba, Clara chorou e nós rimos felizes!!Clara no meio dos convidados poderia ter me ignorado, ,mas chegou perto da mesa onde as guloseimas coloridas faziam a festa e bem lembrado, uma confeitaria,que foi seu passeio favorito,para ver Tatá.Pegou um pirulito de chocolate e me entregou.
Para você vovó.e logo pegou outro e levou para o avô.
Este gesto reflete a pequena, grande Clara,de olhos atentos e coração feliz . A mistura do Ocidente com o Oriente !A gentileza milenar!A delicadeza!
Emocionada cantou com todos o Parabéns!
E volto no tempo ouvindo:
Giramundo vai cantar,quem quer ver vem cá!!
Ontem eram eles, os meus tres meninos travessos!Barulhentos!!Arrelientos!
O rosto de felicidade ,as maos batendo palma!A diferença ficou no tempo.
Minha doce e meiga netinha apagou a velinha!
E a união se fez no Universo
Na conquista da vida



Um comentário:

  1. Muito lindo e comovente! Clara é linda e onde chega ilumina o ambiente. É uma luz em nossas vidas

    ResponderExcluir