terça-feira, 28 de novembro de 2017

Ontem foi dia Dela:a Mãe das Mães

Ontem foi dia de Nossa Senhora Das Graças da Medalha Milagrosa.
Carrego a minha no pescoço com muito respeito e devoção.
Minha história com Ela começou logo após minha conversão.
Cada vez que dava uma de presente algo espetacular acontecia.
Meu amigo Carlos ria muito com isso.
Mas essa ,já gasta que herdei de minha avó paterna, Gertrudes , veio da Itália no pescoço de sua mãe.
Se Ela falasse me contaria a viagem de navio, os filhos pequenos, a garra de uma raça que não desiste . Contaria talvez um pouco do que tentei descrever na minha antologia Imigrantes
Ganhei de minha tia, a generosa Teresinha, depois da morte de vovó.
Mas para mim foi como uma condecoração . Fui promovida no dia que a coloquei na corrente de ouro que meu pai trouxe para vovó, em uma viagem à Turquia.
Tudo isso se deu muito depois de inúmeras graças e favores.
Por essa razão me parece uma jóia sem preço.
Meu neto André falava quando pequeno que seu pai não tinha preço!
Verdade!As grandes e insubstituíveis pessoas e coisas da vida não se compra. Vem de graça!
Assim me espantava com o poder daquela medalha pequena que dava para todos que queriam uma Graça . A Graça que vem de graça  .Nunca seremos merecedores de tantos mimos e tantas atenções.
Uma vez me pediram uma palestra na Igreja de Santo Ivo sobre Maria.
Como uma leiga poderia falar algo interessante sobre a Mãe de todos ? Teologos podem. Mas eu?
Fiz um gráfico com um coração e o Ego dentro depois os seguintes iluminados pelo amor .
Coloquei o que para nós ,pessoas comuns , representa a descoberta de Maria nas nossas vidas.O ego diminuindo e a luz aumentando.
O Sim Dela , O silencio apesar de saber que seu filho era o Salvador .Silencio que durou 30anos.
Só se manifestou nas Bodas de Caná  ,quando reconhece que Jesus pode transformar a agua em vinho e pede para Ele.Na verdade dá uma ordem.
Da mesma forma pede até hoje e Ele não recusa o pedido de sua Mãe.
Como falei, minha intimidade começou assim.
Gosto de lembrar fatos relacionados com esta medalha.
Minha mãe, que nasceu católica e se tornou Presbiteriana não usava medalhas
Tão pouco acreditava Nelas, mas comprava em viagens para presentes.
Ela tinha muito mêdo de avião e assim mesmo viajava muito.
Junto com meu pai partiu para a Florida e ficariam algumas semanas.
Levei os dois para o aeroporto com o coração partido :Que pena, mamãe com tanto mêdo e Nossa Senhora poderia estar com ela todo tempo.!
Voltaram felizes, bronzeados, com muitos presentes para os netos.
Dai,Parou e disse:
Vera Lucia, aconteceu um fato interessante;
Ao entrarmos no quarto a camareira havia deixado tudo em ordem mas na cabeceira uma medalha.
Olhei e disse para seu pai:Veja!(e diga-se meu pai era ateu)
Nossa Senhora!!Vou levar para nossa filha.
Com isso , carregou a medalha por todos os lugares, todos os vôos e passeios.
Maria a protegeu todo periodo sem ela perceber e gentilmente atendeu minha vontade.
Talvez tenha se bilocado de minhas mãos para lá.
Meu pai já estava com câncer, sem saber .Sua fraqueza não impediu de aproveitar como dizia ele:
As boas e belas coisas da vida foram feitas para eu viver!
Peguei na mão a pequena medalha e chorei como agora:
Nossa Senhora Das Graças Da Medalha Milagrosa!
Escrita em inglês, vinda de um pais Protestante, guardada por mim até hoje!
Assim Ela continuou presente .Era neste dia que meus filhos recebiam as notas e sempre passavam direto.
Ontem foi Dia da Mãe das Mães e coloquei nos seus braços tudo que os meus braços não alcançam!
Na entrada da Pro Matre a linda e antiga imagem me esperava e seus olhos me diziam Nunca te abandonarei e eu lhe disse : Feliz Aniversário!!
Maria
Concebida sem pecado
Rogai por nós que recorremos à vós!!

2 comentários:

  1. Amém ! Diante de Nossa Senhora das Graças ficam nossos pedidos e seus olhares na imagem da entrada da maternidade nos observa. Como bem diz o texto, ela sempre presente. Como não se emocionar?

    ResponderExcluir
  2. Presente nas nossas vidas sempre!!
    Milagrosa no seu silêncio colocando em cada raio de suas mãos nossos pedidos!
    Nos seus braços o que não alcançamos

    ResponderExcluir