domingo, 26 de novembro de 2017

Primeira Eucaristia

Esta época do ano é tempo de refletir. Tempo de homenagear as pessoas que amamos com simples gestos , tempo de fazer um balanço de como fomos, do que gostaríamos de ter sido.
Tempo onde o coração esta mais sensível, as lágrimas brotam com facilidade e o cansaço do passo mantido, como diz a música, chega á exaustão.
Advento, que poucos sabem usufruir, muitos ignoram.
Preparar para que o Menino Jesus possa nascer em você e no seu lar. Sempre tivemos na chácara umas 18 crianças nesta época de novena de Natal.Cantando O Rei Davi!!
Mas além desse preparar eu mantive um silêncio interior para o evento que esperei com orações e emoção.
Meu foco de semanas ,chegou neste sábado  Dia 25 de Novembro de 2017
Na linda e ensolarada manhã ,no meio das alamedas com arvores e jardins, as crianças tagarelavam felizes neste inesquecível momento. As meninas como noivinhas com seus vestidos cheios de babado
A primeira Comunhão de meu neto mais velho.!!
André sempre foi uma criança dócil e sensível ,grande  desenhista, muito preocupado em ver todos felizes. Inteligente!
Dai ele me deu esse presente maravilhoso.
Confesso que nunca pensei chegar à ver um neto comungar.
Para mim e minha história, convicções e de minha família.
Já contei muitas vezes que minha mãe me batizou na Igreja Presbiteriana e aos 18 anos resolvi ser católica.
Na verdade quando telefonei para meu saudoso primo Conego Expedito Marcondes, não disse
Quero ser católica
Disse: Quero voltar para o Catolicismo.
Isso porque desde menina visitando o convento onde Tia Ana Flora, Irmã Claudia morava ficava tocadíssima . Mas não queria dar o braço à torcer .Ela dizia:estou rezando para sua conversão , filhinha. Eu respondia : esta perdendo seu tempo ! Mas ela me viu comungar antes dela ir para a Casa do Pai. Meus primos, Conego Geraldo , Padre Jose , Conego Rui irmãos padres.
Enfim, minha mãe deu uma voltinha para fora deste circulo familiar e voltei com muito entusiasmo.
Casei na capela da PUC e batizei meus filhos na Igreja do Espirito Santo onde o então Monsenhor Expedito era pároco .Dali partiu para o Vaticano. Diretor do Observatorio  Romano ,secretario de Dom Agnelo Rossi . Mais tarde Conego do Papa João PauloII
Conto isso para explicar o quanto meu DNA religioso se comoveu ontem.
Foi festa no céu com certeza e minha avós de terço na mão viram o fruto de suas preces
Mas aquela linda criança, chamada André não poderia imaginar o quanto estava sendo observado
O quanto minha alma se alegrou na emoção intensa de vê-lo receber o Corpo de Cristo.
Como disse o padre, explicando em linguagem simples a importância do momento ;Agora vocês receberam o Direito de Comungar. Direito adquirido que não devem abandonar.
Sim!Que esse Amor cresça sempre na felicidade de ter o melhor amigo :Jesus!
Que seja a força nas dúvidas, o espelho nas conquistas, o colo nas horas de incerteza.
Voltei no tempo entre as lágrimas que caiam e vi meu filhos em suas Primeiras Eucaristias.
Lembrei de Monsenhor Decio : Me comove ver a contrição de seus filhos ao comungar.
E a frase de Andre Pai,quando comungou pela primeira vez: O que sentiu Andre??
Me senti um pouco Deus mamãe!!
Esse Deus que nos abençoou tanto ontem abasteça seus dias meu querido neto!!
E o filme que foi rodando na minha mente, de todos os elos feitos nesta convicta sintonia tinha uma trilha sonora:
Céus e Terra passarão!!
Mas sua Palavra não passara!!
Não !!Não!!
Não Passará!!

2 comentários:

  1. Lindo Vera,como tudo que você escreve.Voltei ao tempo e lembrei dos meus filhos e suas Primeiras Eucaristias,passou um filme lindo na minha mente.Foi na Igreja do Colégio Santo Américo,parabéns pelo seu neto e pra vc também por ser essa avó com tanta fé.

    ResponderExcluir
  2. Que bom Lana!!Quando escrevemos a intenção é exatamente tocar os corações e fazer releituras de momentos! É lindo e mágico!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir