segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SÂO PAULO ¨FELIZ ANIVERSÀRIO!

Amanhece o dia.As ruas desertas que avisto da janela são inundadas por um lindo sol.Amanheço com uma sensação estranha,de orgulho,cidadania,onde dentro do peito arde um amor confuso,gerado pelas historias contadas,onde desde pequena escuto encantada.Você é Paulista, paulistana descendente dos Bandeirantes.
E na minha inocencia de menina que diferença poderia ter SER ou Não SER?
Na origem, na linha do tempo,os Bandeirantes com sua altivez,guerreiros,desbravavam matas,conquistando espaços.Eram meus ancestrais.Ouvir que a familia chegou numa caravela era fabula.Mais tarde onde viajava ouvia:Oi Paulista!Pensava:O que nos diferencia?
João Do Prado.Foi você que me fez merecer esta origem.O lado materno.
Deu o primeiro passo de minha historia na remota Terra de Piratininga.E fomos nascendo, crescendo,nos dispersando tal qual a cidade de São Paulo hoje em dia.
Espaço escolhido, hoje invadido pelo desejo de tantos que querem te chamar de mãe.E você, minha cidade,abraçou cada imigrante ou emigrante,cada irmão distante e formou laço neste abraço.Cresceu misturando sua energia com outras com a mesma sabedoria que as familias se enriquecem ,se completam, na união com outras familias.
Como mãe deixou que desenhassem suas ancas, pontes , viadutos,elevados.
Dos seus braços esticados,sairam avenidas para alcançar novos bairros.Novos amores.Adotou como matriarca todos que aqui depositaram seus sonhos.Leva o nome de um apostolo.Portador de idéias de mudança,comunicação, conversão.
São Paulo Apostolo anteriormente chamado Saulo.Levanta a bandeira da transformação.
Pulsa forte, solene, com seu grito, seu gemido,no riso, no pranto aflito de muitos.
Dificil tarefa conviver com tantas expectativas de filhos legitimos ou filhos de coração nestes 456 anos.Se apertaram todos no seu colo, formando um congestionamento
dificil.Correndo todos com passos decididos para valorizarem seu trabalho e provarem que você pode deles se orgulhar.Afinal que filho não quer ser o orgulho de sua mãe?E assim sem saber o que fazer, você vai dando um jeitinho de promover para cada um,no seu tempinho muito miudinho já que são tantos à cobrar..
Mas hoje é dia de comemorar!Hoje é o momento de recordar quantos passos percorremos nas suas avenidas,como selamos suas calçadas.Hoje é tempo de celebrar historias aqui vividas de cada sonho realizado .Penso em meu pai ao entrar pela primeira vez para ser abraçado no meio da incerteza enfrentando o desafio dos arranha-céus.
Hoje lá está seu nome gravado nas mesmas ruas que te desafiaram.
-Deixe de lado a frustração de não ter plastica que resolva teu crescimento irregular.
Teu desalinho.Teu braço desajeitado.
Teus traços mudados mas que permanecem enfeitiçando e seduzindo.Teu sorriso na noite que não dorme.Mas enternecida deixa ao luar teu olhar para a madrugada com sua boemia.
E a pressa! Ai essa!
Nos acompanha sempre!Por toda Vida!
Afinal São Paulo olha a Hora....

Um comentário:

  1. Para todos que nasceram nesta imensa Mãe!
    Meu carinho!
    Paciencia!
    Ser filho é assim!

    ResponderExcluir