sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

AUGURI

Auguri para todos neste 29 de Janeiro!
Não me esqueço nunca desta tradição italiana.Comer um bom nhoque,que minha avó Gege fazia divinamente!De comer de joelhos como se diz!Mas na verdade o nhoque da Sorte come-se de pé as primeiras garfadas,com pedidos,olhos fechados e acreditando.
O dinheiro deve estar debaixo do prato e saborear acompanhado sempre!
Aqui deixo a receita de minha avó e abaixo darei a de Licia,uma receita de Genova.

Nhoque
Faça um pure de batatas bem secas.Pode-se usar hoje em dia o Yoki instantaneo.
Deixe esfriar adicione muito pouco sal e farinha até dar ponto.Faça rolinhos e corte com a faca pequenos pedaços.Lembro das mãos de minha avó enrolando cada um com o garfo antes e jogar na agua fervendo previamente salgada.Muitos usam uma gema na massa.Tire com a espumadeira,escorra muito bem e leve para um pirex largo.Coloque o molho de preferencia por cima.


Nhoque de Ricota
Retire as folhas de um maço de espinafre e cozinhe.Esprema para sair a agua e ficar bem seco.Junte à ele 1 ricota fresca,1gema, noz moscada ralada,sal,parmesão se desejar.Adicione umas colheres de farinha de trigo para dar ponto .Amasse bem.Forme bolas com as mãos e leve para a agua fervendo previamente salgada.
Vá retirando com a espumadeira e jogue o molho .Polvilhe com parmesão
É delicado, não tem calorias e muito bonito de servir.
Vale é claro comer de pé,fazer pedidos e ter o dinheiro debaixo do prato.
Auguri!!!
Esta receita é de Licia, minha doce professora do Jardim Escola São Paulo.
Italiana, judia,mulher de fibra era meu idolo de menina.Ficou amiga de mamãe e meus pais adoravam recebe-la em casa.Era mutua a admiração.Assim Licia incentivou minha mãe à escrever para a revista Shalom.Tenho edições de 76,81.Uma reliquia!No meio delas o poema de mamãe aos judeus,que ela adorava.Entre muitos artigos interessantes um dedicado à Cozinha da Muher Judaica-KASHRUT.Receitas, medidas e historia.
Mas Dedico essa ultima receita à minha querida Licia !
Um dia dou Guefilte fish e como aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário