quinta-feira, 31 de julho de 2014

Kotor,Montenegro

O amanhecer foi um alivio,Assim que vimos tudo normal,e nós tambem!!
A chegada à Kotor foi muito cedo e a emoção ao pegar a lancha avistando os fiordes de montanhas calcárias,é indiscritivel.Os Balcãs.
Logo na saida do navio encontramos Nosso capitão e agradecemos nossas vidas!!Ele muito modesto disse :Agradeça à Deus.Sim,agradeci Muitas vezes estar inteira.Nessas horas pode-se torcer um pé ou Bater a cabeça.Ficar com tonturas ou enjôo.
Estar alí era pois a graça de Deus e com esse reconhecimento,foi que conheci a cidade bibelô!!
Como um bibelô ela se estendia pela faixa de terra próxima ao mar.Muitos navios haviam afundado nesta região e com Eles construiram uma ilha ,ao lado Nossa S enhora Das Rochas.
Cobiçada por Romanos,Venezianos,Austriacos e Franceses,revela a marca de cada um ,como a comida,o artesanato.Era conhecida por Cataro e em 1918  tornou-se Kotor.Fazia parte da Iugoslavia.
Hoje seu pais,Montenegro é livre e um dos destinos mais procurados pelo seu balneario,Budva.
Old Town Kotor é toda murada,construida pelos Venezianos.Os portões altos nos levam para dentro deste mundo magico onde cafés ,restaurantes e lojas se misturam com Igrejas e monumentos.
Nossa guia se esforçava para contar detalhes como na igreja onde os fiéis deixavam reliquias de prata ao lado de Nossa Senhora das Rochas,por ter salvo parentes da tempestade em alto mar.naquele tempo a prata valia mais que o ouro.
Talvez tenha que levar um presente da próxima vez!!
Fomos conhecer as ruas da cidade,a praia de pedras minusculas com um cenário de filme!Encontrei lá lindos seaglass verdes,azuis,brancos.Uma diversão procurar !
Perambular por ruas sinuosas,quase um labirinto,onde as fachadas construidas em pedra calcaria Assim como o piso,é um desafio.Amei encontrar  na loja que parecia uma caverna,





um anel de prata trabalhada com uma pedra coral vermelha!Como é delicioso descobrir pequenos detalhes que nos fazem lembrar para sempre de um lugar!!Pedi para tirarem uma foto minha junto ao Hayim,a letra hebraica que significa VIDA,que uso há Muitos anos depois de ficar livre de uma doença. O monumentos de pedra me esperava bem alí,onde todos passavam e não percebiam sua existencia .Achei camisetas lindas para os netos.
O ponto alto das compras neste pedacinho encantado foi uma vitrine com Nossa Senhora de Medjugorjie,me olhando no meio de uma linda pulseira!!Era a unica e ao colocar Falei para ela:
Que felicidade te ver!!Gostaria tanto de ir à Medjugorjie  e a senhora veio me encontrar!Quer me dizer algo??
Foi assim que sentei num restaurante no meio dos pátios rodeados de história medieval.Alí ,onde principes pisaram,onde Muitos perderam pessoas queridas no oceano,onde se escuta um idioma imcompreensivel,onde a liberdade chegou depois de lutas.Foi alí que me tornei avó pela terceira vez!!
Nossa Senhora de Medjugorjie tinha sim o que falar para mim e usou um Whatsapp para me dar uma
Noticia com cautela de meu filho:Quando você chegar tem uma surpresa boa!!
Olhei as Muitas Marias que pendiam de Minha corrente no pulso e comecei à chorar!!!

Foi isso!!Nosso encontro selado pela Graça!!
A graça de ser avó!!
E então a chuva miuda não me molhava,o vento frio não me castigava  e Eu ,em estado de graça percorri os labirintos.Subi as montanhas no onibus azul e apreciei a grandeza das àguas do Adriático formando desenhos na baia de Budva.Cidade visinha à Kotor,com lindos e modernos resorts e condominios luxuosos com apartamentos de 500 mil euros.A media de um empregado comum é mil euros.As montanhas faziam contraste com a cor das aguas e ao chegar no belvedere encontrei a senhora humilde vendendo seus bordados .Eram magnificos,com fitas e crochê!Lembrei das margaridas que Minha mãe bordava com fitas brancas nas minhas saias azulão.
Quando criamos como ela,deixamos um pouco de nós em nossas obras e agora lá no meio das árvores  brasileiras,existe uma mesa vestida pelas mãos da camponesa.Na chacara a presença daquele povo amavel,rosado,,humilde.
Muitas recordações impressas nesta visita Espetacular.

Coroada pela nossa saida,com todos à bordo,no vento sem medo acenando para os carros parados na Estrada.Alinhados numa fila se despediam com uma cordialidade incrivel.
As buzinas tocando,os braços de adeus,o sino das igrejas com suas badaladas que ressoavam no nosso   Coração já saudoso  nesta despedida!!
Nossa Senhora das Rochas!!
Obrigada!!
Até um dia!!
E com a pulseira de Muitas Marias fiz meu aceno de agradecimento.
Kotor cidade bibelô!
Kotor onde me tornei avó!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário