No dia 13 de Maio,uma Terça-feira chegamos em Napoles.
O dia parecia nublado,mas a emoção trazia o sol dentro de mim ao lembrar que meu bisavô Thomaz havia nascido alī e deixado sua cidade para aventurar-se no Brasil.
Tenho uma história infantil "Gigantes de Sentimentos" que fala da vinda desses emigrantes corajosos,dispostos à Abandonar suas raizes para uma nova vida.Casou-se com Minha bisavó que era de Turim e Já viuva com filhos.Assim, despediu-se daquele mar ,das montanhas calcarias que abraçam Napoles.Acredito que esse pioneirismo,esse fluxo de ir ao encontro de uma esperança perseguem seus descendentes até hoje.
Nosso café da manhã no restaurante do navio estava tumultuado,com Muitas pessoas para as excursões e a nossa saiu na hora certa.
Uma delicia sentar logo cedo apreciando a cidade que visitaremos,vendo pelo angulo da costa,do oceano.Ver as gaivotas sobrevoando ,comendo deliciosos scones e um omelete divino.
Um bom café para uma longa viagem pela Costa Amalfitana.
Serpenteando na estreita faixa fomos nos deparando com os cenários diversos que ao longo do caminho nos surpreendiam.À esquerda Pompeia ,que Já conhecia ,ia ficando para traz.A cidade fundada no seculo VI,com seus segredos encobertos pelas cinzas do Vesuvio,onde 25.000 habitantes morreram.Herculano ao lado.
Viamos o Vesuvio agora de longe.Impressionante!!
As lindas montanhas de um lado e o mar da famosa baia onde se vê Ischia,Capri e Procida.
A visita aos Museus de Napoles teria que ficar para uma outra viagem.
Desta vez o foco era a subida pela Costa Amalfitana até Sorrento.
E lembrava de meu pai cantando"Vede el mare quanto é bello""...
É um fascinante trajeto passeando por Muitas plantações de oliva e vastos pomares de limão siciliano que adoro.Eles significam prosperidade,sorte e fertilidade.
Tenho muitas peças com eles.Candelabros,pratos pintados,canecas e mais tarde chegando à Sorrento
comprei mais.
As arvores vestidas de amarelo faziam contraste com o dia nublado.
Os vinhos desta região São Celebres e se Toma gelado.Chegamos pela Via Correale e teriamos uma boa caminhada até aPiazza Tasso.O centro de todos os destinos.
Sorrento é sem duvida uma jóia com suas ruas saindo da Praça Torquato Tasso.
Conhecida por ser inspiração de Goethe.Sua estrutura facilita aos turistas,pois todas as ruas Chegam à essa agradavel praça romana onde os cafés e restaurantes se destacam com imensos umbrellones e Muitas mesas espalhadas pelas calçadas milenares.
Do alto avista-se Marina Grande e Marina Piccola com pequenas praias e muitos barcos.
Passear pelas ruas estreitas com lindas vitrines,sedas maravilhosas com assinaturas como Pucci é de fato um prazer imenso.Lojas de ceramicas decoradas com o famoso limão e pimentas.Sabonetes com aroma do mesmo,toalhas,uma descoberta incrivel à cada esquina.Adorei encontrar Lindas gravatas de seda para Meus filhos e um lenço Pucci para mim.
A catedral,o Duomo foi remodelado em 1400.
A estatua de Torquato Tasso do seculo XVI homenagea o poeta da Renascença .
Perambular por ruas cheias de turistas com muitas cores nas vitrines,cestas de limão na entrada,cachos de pimenta nas portas centenárias,flores milimetricamente colocadas nos jardins faz dessa visita um sonho.
Uma experiencia que vai ficar para sempre no meu coração como um filme cuja melodia de fundo será
Vede el Mare quanto é bello!!!
E entenderei porque se "torna"à Sorrento!
Pelo seu encanto,seu som,seus personagens misturados às cores de suas ceramicas,do perfume de suas flores.
Jamais esquecerei esse cenário paradisiaco!!
E na volta,serpenteando a costa,as oliveiras se despediam num aceno com seus galhos curvados,os frutos dos limoeiros olhavam nossa passagem.
A mesma que um dia foi a de meu bisavô para sua Napoles.
E voltando à nossa casa flutuante a festa dos anos 50 &60 nos aguardava!!
O apito do navio e lá Napoles!!
Bisavô Thomaz Creio que chorou mais do que Eu!!Con ti Partirò!! Andrea Bocelli!!M as se não fosse sua partida não Estaria aqui,não haveria histórias para contar!Os . "Gigantes de S entimentos" não existiriam.Você acertou meu querido!!Novo rumo,novos horizontes!
Puuuuu!!
Lá vamos nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário