terça-feira, 15 de julho de 2014

Livorno

Nossa chegada em Livorno foi no dia 11 de Maio,Dia das Mães,o primeiro que Passava longe de meus filhos.Amanheceu nublado e não haviamos comprado excursão,pois a de Florença seria muito longa e veriamos muito pouco.
Na descida Já encontramos vários taxistas disputando e gesticulando.Um deles bem desagradavel .
Finalmente encontrei um rapaz muito alegre com boa vontade para entender  meu ingles e Talvez algumas palavrinhas de italiano.
Estavamos bem sugestionadas para conhecer San Giminiano,mas ele com sua conversa ,nos disse que adorariamos Lucca e no caminho passariamos por  Pisa.
Concordamos e lá fomos nós pela linda estrada da Toscana,onde Meus sonhos vinham de encontro com a paisagem dos campos de trigo e Muitas papoulas vermelhas.De quando em quando uma casa pintada de terracota e os famosos pinheiros que parecem feitos com confeitos ver des,em cone.
Talvez esses pinheiros solitarios que se salientam pelo aspiral no formato ,dessem a impressão melancolica em outro local.Mas ali se identificavam com o cenario,as plantações e o céu.
Algumas plantações de trigo estavam na colheita e era como um quadro de pint ores italianos retratando aqueles rolos simetricos no meio do campo.
Tão romantico como havia imaginado!
Ele fez exatamente o percurso mais estreito e familiar,para aproveitarmos cada item,cada pedacinho.
Chegamos em Pisa e foi nos contando da importancia Desta cidade na Idade Media ,com seu dominio   Comercial pelo Mediterraneo.A prova desta riqueza se mostra no Duomo,Batisterio e Campanario,a célèbre torre inclinada.
Postriomente foi perdendo sua fama como maior Porto para Genova .
Invadida pelos Godos,essa potencia se identifica com
Florença e perde um pouco de sua identidade etrusca e fama ,sendo encorporada mais tarde à Italia.
Suas obras em arquitetura e escultura são de uma beleza singular e Giovanni Pisano consagrou seu amor à todas elas juntamente com seu pai,Nicola.

Com quem tambem trabalhou o escultor Jacopo Della Quercia.
Mais tarde,em Lucca veriamos mais obras.
As ruas estavam cheias de turistas,as barracas com Muitas lembranças interessantes e caminhar


Ali era um prazer entre o espetaculo da Torre de Pisa ,Batisterio e Duomo fazendo um desenho no céu  palido.Muito pouco tempo para tantas informações e Tanta emoção.Fotos,compras e novamente estrada.Linda rodeada de platanos formando alas nessa passarela do Ontem e do Hoje unindo a história com a realidade do momento.
Assim chegamos à Lucca,colonia romana toda murada e linda como um presepio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário