quarta-feira, 16 de julho de 2014

Lucca

A colonia romana fundada 180 AC é de fato um lugar imperdivel.Lucca,onde nasceu Puccini,Volppi.Garibaldi e Santa Gema tem um encanto que favorece caminhadas por suas ruas de pedra.Depois de passar pelas muralhas e ver a belissima Igreja de San M ichele,Nosso motorista estacionou na linda e espaçosa Piazza Napoleone.Em frente um lindo Carrossel ao ar livre !!
Napoleão Bonaparte foi homenageado com essa praça por ter sido sua irmã governadora de Lucca por muitos anos.Elisa Baciocchi.
Fomos então na direção do Duomo que é uma arquitetura do seculoXI.Com esculturas de Jacopo Della Quercia,onde desde o altar até a sacristia nos vemos envolvidos por aquela atmosfera de sobriedade .A bela escultura da tumba de Llaria Carreto,que faleceu ao dar à luz ao segundo filho de seu casamento com lorde Paolo Guinigi.Nobre menina que aos 26 anos ,filha do Marques de Carreto nos impressiona pela presença,Tal a realidade do trabalho de Jacopo.Na cabeça uma coroa  de lirios para simbolozar a pureza e aos pés,um cachorro para simbolizar a fidelidade.
Essa Catedral,San Martino tem seu portal feito por Nicola Pisano,o mesmo que fez as obras em Pisa.A pintura de Tintoretto fica no Tempietto,dentro da igreja como uma pequena capela.
A descoberta dessa cidade é feita pela caminhada,com muita atenção nos detalhes,casas com janelas floridas,pessoas passeando de bicicleta entre risos e as trattorias exibindo nas vitrines focaccias,pizzas e delicias da região.
Muitos platanos fazem sombra na praça e revestem suas alamedas.
Um mundo de sonho e beleza como uma reliquia à céu aberto.
Voltar para o navio era preciso e despedir de cada canto histórico ,cada ruela se fazia necessario.
Guardar no coração esse pedaço de sonho medieval ,neste Dia Das Mães tão diferente vendo as jovens com seus Ramos de flores na cesta da bicicleta ,as brincadeiras ingenuas como triciclo.
Nada de euforia,filas ou movimento que o mundo moderno apresenta nesse dia.
Tão incomum que Nosso motorista havia esqueci do da data e me agradeceu por faze-lo lembrar.A Serena Toscana me emocionou nas campinas,na volta,no trajeto .
Muito à oferecer!!
Pelas alamedas de arvores centenarias deixamos esse cenario de fadas ,escutando atentamente Nosso Guia.
Belissimo passeio e na volta o telefonema aos  filhos,a emoção,o Choro e a saudade.
Só mesmo a deliciosa lagosta do Maine com manteiga que Jorge queria tanto que esperimentasse!!
Divina!
Mãe merece!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário