sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Bonnet House Museum

Este parque bem situado no mapa,estava muito perto do hotel Bahia Mar onde fiquei.Como disse o haitiano "bei Mei" mam!!Eles adoram falar francês e a dificuldade na comunicação é tanta que inventam uma forma de se expressar.
Todos os táxis são dirigidos por eles,como em Miami ultimamente.
São engraçados e me refiro à essa postura de condutor estilo Miss Dayse no meu livro de antologia Nos Mulheres.
Esqueci praticamente meu francês ,mas ainda pronuncio diferente dos americanos por exemplo Fontainebleau.Falo como diria na França e o americano fala "Fontainblu"Ao som do "Blê"
Então adoravam quando me referia em francês e falava um pouco.
Mas como estamos no grande pântano,transformado em jardim,vamos falar dele.
Desejei muitos anos visitar este parque ,perto da praia onde as árvores raras e as plantas exóticas fazem um conjunto pitoresco,com uma coleção de orquídeas incríveis.
Nos troncos retorcidos pelos anos algumas delas e de repente um Chifre de Veado!!
Como sei o quanto são delicados e dengosos,pois já os tive,fiquei pasma com o tamanho de cada um.
Adoro plantas e flores e ao entrar já me sentia envolvida por essa atmosfera de paz .
Um espaço maravilhoso para desfrutar horas calmas depois das compras .
Frederic Clay Bartlet's criou com sua arte esse gigantesco paraiso voltado para o oceano Atlantico e construiu a casa colonial lindíssima debruçada sobre o canal repleto de palmeiras da Florida.
Enfileiradas desenham suas sombras nas águas.
Hoje,eventos são realizados alí,com a varanda decorada e acredito deve ser um sucesso.Se sente a tranqüilidade nestes 35 acres onde os lirios aquáticos inspiraram seus proprietários varias gerações.
Construída em 1920.Frederic casou-se com Evelyn em 1931.Ele,um arquiteto com sua arte de design.
Nascido em Chicago,estudou na Europa e trouxe de suas buscas a arte para a vida.
Ela, nascida em Indianapolis,desde criança adorava costurar,bordar ,cozinhar e era mestre em arranjos de flores.


Um bom lugar para se estar era a frase dele ao encontrar essa propriedade bem próxima de Fort Lauderdale 's Beach e pagou na época 1 dollar por acre.Pintando quadros maravilhosos,cultivando flores .Doou muitos acres ao Estado para construírem Sunrise Boulevard.
Onde fica o Galleria Mall!
Macacos brasileiros continuam nesta área preservada e nos velhos tempos panteras e gatos selvagens habitavam seus jardins onde árvores frutíferas se espalham com seu perfume atraindo pássaros.
No grande lago nadam tranqüilos os cisnes .
Um museu de conchas raras faz a alegria de muitos.
Um Gift Shop com lindas lembranças,perto do orquidario.
Com tempo e interesse as pinturas em aquarela de Frederic podem ser apreciadas.Portas de ferro feitas artesanalmente em New Orleans enfeitam o varandão onde o lanche era servido para seus convidados.Entre eles Henry Flagler.

E eu me senti um deles!!Voltar no tempo de Flagler com sua visionária estrada de ferro que deu à Florida as oportunidades de crescimento e urbanização.
O perfume das flores se espalhava pelas alamedas na minha volta com o carrinho de golf guiado gentilmente por uma das senhorinhas.
Deixei Bonnet House com saudades e o desejo de voltar.
A ilusão de ver e ouvir ao luar a apresentação musical do dia da minha volta.
Mas,fica para uma outra vez!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário