segunda-feira, 15 de junho de 2015

A Catedral

Acredito que quantas vezes visitar esta  Catedral,sempre encontrarei uma novidade, um canto inexplorado com algo novo.
A praça por si só já nos faz querer voltar !!Tinhamos almoçado ali pertinho e me vejo entrando pela lateral,descobrindo loja de souvenir,museu ,um Claustro onde os gansos passeiam livremente com seu ruidoso diálogo .As fontes com água natural saindo de bocas esculpidas em pedra,São Jorge no topo cuidando de tudo .Ele é o protetor da Catalunha e pela segunda vez o trago para presentear seus devotos.
Os copos de leite perto da água,as esculturas em pedra fazem parte da entrada do museu.
Ali conheci o maior Ostensório e mais rico de toda minha vida.
Sou muito observadora e ostensórios costumam chamar minha atenção em especial
Tenho uma historinha que gosto de relembrar.
Na cidade onde tenho minha chacara,Vargem Grande do Sul,a igreja perto de minha casa não tinha ostensório.Muito simples o padre me informou diante do meu espanto,a falta de verba para obter um.
Era uma época que ainda tinha um pasto,hoje transformado ,e lá havia uma vaca que se enroscou de tal forma,que acabou morrendo ali ,pois eu estava em São Paulo e todos muito sossegados deixaram a pobrezinha .Foi preciso vender sua cria e com esse dinheiro comprei o ostensório para a Igreja de Santo Antônio .Não sei se ele ainda existe como reliquia ou se usam,mas o meu carinho ficou marcado pelo fato de ver Nosso Senhor exposto sem um lugar próprio. A Espanha com suas riquezas centenárias exibe neste museu todos os tipos de ostensórios ,cálices e tesouros.Este em especial,que me encantou era a réplica da Catedral em ouro.
Dentro da igreja,as naves formam desenhos góticos e os vitrais iluminam a sobriedade das madeiras escuras usadas nos bancos trabalhados.
Santa Eulália repousa ali,degraus abaixo,a padroeira da cidade.
Dizem que esta belíssima construção iniciou-se com os Visigodos




Quando ando pelo bairro gotico,sempre me parece ver em uma daquelas seculares sacadas,um deles me espionando!!A imaginação corre solta entre as ruas que muitas vezes se unem por uma ponte entre as janelas.As figuras esculpidas nos beirais.
A nave possui 28 capelas e entre colunas se apoia a abóboda .
No tempo dos templários e outros cavaleiros,existia a Ordem Toison del Oro e ali suas cadeiras pintadas com brasões se alinham .Santa Eulália ,mártir ,que morreu aos 13 anos e repousa ali.Na Cripta de Santa Eulália .
As imagens ricas em detalhes ,sempre me fazem parar na Nossa Senhora de la Merced,Nossa Senhora do Carmo e agora Santa Clara,pois minha neta é Clara.
Uma coincidência ,mas 7 de Maio é aniversário de morte de minha mãe e a segunda vez que tenho o privilégio de rezar ali e também,na Nossa Senhora del Carmen.Na rua(carrier) do mesmo nome.
Esta Catedral é sede de Bispado e ao lado a Romantica Capella de Santa Llucia,que chamamos de
Luzia.
O Batistério é nobre e lindo.Imagino quantos já foram batizados nesta Pia Batismal em mármore de
Carrara.Sai pelo imenso jardim com os gansos fazendo festa.
Antes comprei um tercinho para Maria Luiza ,minha neta e uma linda Medalha de Berço para Clara.
Já havia comprado o terço de André.
Lá fora muito ruído de pessoas em barracas vendendo antiguidades e lindas pratarias,cristais ,porta jóias.uma infinidade de objetos bem colocados para atrair olhares e compradores.
O mundo fervilhando outra vez e no silêncio que separava a Catedral da Praça o final de um dia repleto de novidades.
Caminhar,entrar pela Plaça Reial ,construída em 1850 e tomar um café nas arcadas que fazem frente ás luminárias de Gaudi.
Enfim,tudo para nos agradar e querer voltar!!
Como dizem eles:Vale!!!Ou bale!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário