sexta-feira, 5 de junho de 2015

Park Güell

O dia começou com uma promessa de sol e a temperatura 23,26.Era uma boa oportunidade para fazer um lindo passeio pelo Park Güell.Depois de um café no Nuria com una tortilla e Pan con Tomates!!
Sim,era preciso se alimentar bem ,pois neste famoso parque há muito pouca opção para comer.
Uma voltinha pelas Ramblas e lá estava o táxi que nos levaria ao encontro desta obra fantastica de Gaudi .É um longo caminho,depois de Pazeo de Gracia.Passamos pela inacabada Sagrada Família que fica no bairro de Eixample,tirei fotos no percurso da casa Milà ,chamada também La Pedrera.
O céu muito azul,sem nenhuma nuvem,as ruas lotadas de turistas,faziam um cenário festivo como tudo em Barcelona.Uma cidade praiana,simpática,com muita animação .Parece que estão constantemente em ritmo de flamenco e ouço as castanholas ao fundo.
Gaudi construiu este parque na época que a cidade plana se estendia como um grande centro.
A ideia era um condomínio de casas de luxo na encosta das montanhas com uma vista espetacular sobre a cidade alcançando o mar.
O Conde Güell ,dono dessas terras ,pensava neste condomínio imitando os ingleses e por isso Park .
Sua intenção era urbanizar para famílias abastadas ,com boa área,caminhos,viadutos e na entrada uma portaria com uma casa ao lado.
Seu grande amigo Gaudi executou este sonho,no meio de alamedas ,jardins e para se admirar a cidade plana até o mar uma imensa praça toda de mosaicos artisticamente colocados e muitos bancos contornando seu projeto arquitetônico,com colunas para sustentar.
Todavia a falta de transporte e inúmeras dificuldades na aquisição dos imóveis tornou impossível de se tornar uma vitoria como imaginavam.Após a morte do Conde Güell,seus herdeiros ofereceram à autarquia de Barcelona.Quatro anos mais tarde se tornou um parque público e hoje é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Entrar neste espaço que para todos é um privilégio não ter dado certo,precisa de muita calma para analizar cada pequeno detalhe.As colunas com aspecto grego que sustentam a praça,as sinuosas arcadas em pedra que se curvam ao longo do caminho.A casa de Gaudi com as janelas pintadas em arabesco e mobiliário da época.
Na verdade o dia passa rápido,pois cada descoberta nos faz sonhar com esse lúdico construtor.
A vista panorâmica da praça é imperdivel!!Acontece que por ter muitos turistas na cidade nossa entrada se atrasou para as 5 horas.Sorte que no meio de tantas curiosidades,um café precário com mesinhas ao ar livre nos salvou horas à fio.
Sanduiches,sucos e café .Muito sol, calor e a magia de Gaudi.
As cerâmicas quebradas formando desenhos simétricos ,coloridos revestem o final das 86 colunas.
A escada da entrada,com muitos elementos na fonte em forma de cabeça de serpente com o escudo da Catalunha.O famoso Dragão ou Salamandra colorido onde todos tiram fotos é de uma perfeição maravilhosa.Replicas por toda a cidade para souvenir ,pois traz a marca do gênio Gaudi.
Na Praça ,sustentada pelas colunas se apresentam muitas danças como a Sardana,porém esse dia como estava lotado não houve espetáculo.Gaudi,tinha um discípulo chamado Josep Maria Jujol que partilhou cada obra existente no parque.
Portanto ao passar pela casa do porteiro que parece uma história de João e Maria,acredito que nos enveredamos



Neste monumental projeto ,sonho construído que nunca nos deixará esquecer momentos alí desfrutados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário