quarta-feira, 17 de junho de 2015

Feliz Aniversario

Minha querida neta Maria Luiza nasceu em um dia frio como hoje e todos juntos esperavamos com emoção sua chegada.Lembro de seu choro muito decidido e forte mostrando já sua personalidade.
O nascimento de um neto é uma experiencia com uma vibração fantastica ,uma emoção que e nos leva à recordar nossos bebês quando vieram ao mundo.Olho e me transporto sempre no tempo,vejo a Maternidade ,a minhas avós,meus pais e primos,amigos.
Assim continua sendo .Estavamos todos unidos esperando Maria Luiza e entretendo Andrezinho com suas pinturas e desenhos.Foi um momento de muita harmonia e beleza.
Acredito que nāo são muitas avós que escrevem para os netos e netas, mas tive essa felicidade com a minha.Poesias e acrosticos de minha avó materna a doce Vovó Lulu!
Tenho todas guardadas e um dia vou publicar com suas poesias,apesar dela ser muito rigorosa,não gostando de publicidade nos seus feitos.
O amor de avó foi então passado para mim em poemas,doces,agasalhos feitos de tricô ,bordados e muito abraço,afeto e dedicação.Uma colcha de momentos como um quilt.Quando Preciso me agasalho com essa coberta. O exemplo das duas avós ficou gravado na minha pessoa como um lacre à ponto de repetir muitas vezes seus gestos,suas comidas,seu reflexo.Minha avó paterna,Gertrudes,deixou em mim uma firme decisão,além dos pratos maravilhosos que
fazia cheia de amor.
Vovó Ficou gordinha depois de uma certa Idade e era uma figura de historia com suas agulhas tricotando mantas para os bisnetos.Tricotou atè para os que viriam mais tarde.
Com um sensor muito bom,antenada como só ela.Quando olhava meio de lado,sinalizava que algo estava no  ar!!
Pois bem,tendo avós como essas,me acho um pouco menor no meu atual status .
Nossa cidade com o transito caótico,onde as casas de filhos se tornam uma viagem,o corre corre de cada um,os horarios das crianças com muitas aulas e deveres.
No meu tempo ,Vovó me pegava no Colegio às sextas .Era uma festa descer de bonde ate a Estados Unidos e percorrer à pè até a casa de meu primo Paulo Vicente onde ela morava com a irmã,Tia. Dede ,que o pegava no Elvira Brandão e daí começava Nosso fim de semana Cheio de alegrias,
pipocas,subindo em arvore,pulando corda às gargalhadas,correrias e brincadeiras.Meu primo era tão agitado que assistia TV pendurado no beiral do vitro da Sala !!No frio um chocolate,lareira que Vovó me ensinou e mais tarde repeti.
Bem,avó assim É para se guardar no coração e na canção que ela cantava logo ao começar o Dia de meu aniversario.
Parabens à você ,nesta data querida....
Assim continuo fazendo,lembrando que a data onde chega um neto É dadiva de Deus!
E Vovó erá muito moderna.Usava calças compridas quando ninguem usava,fumava,jogava baralho.andava de bicicleta depois de ter ficado 18 anos paralitica,e andava bastante.Cabelo curto.Quando Meus pais iam ao cinema ela vinha dormir em minha casa e fazia a maravilhosa tortilla que não consigo fazer igual e sopa de feijão.Meu primo e eu riamos muito por saber o cardapio sempre igual para nos agradar.Dia de Santo Antonio,Colocava os papeis dobradinhos dentro de vasilha com agua.Ao sereno,a letra aberta seria meu futuro marido.Fazia uma com vela pingada na agua!!Ai Vovó que saudades!!
A outra,adorava um cabelereiro,se produzia com lindos vestidos e sapatos que chamava:California .Sempre. disposta à passear,conversar e festeira.Vendia Meus bordados para as amigas e assim conseguia comprar presentes para mamãe.Muito determinada traçou seu destino e fez uma linda historia.Guerreira.Já idosa,plantava manacás na chacara,anturios,amor agarradinho,que estão lá.
Herdei um  pouco de cada uma ,o que fez de mim a avó de Hoje.
Decidida como Gege,escrevendo como Lulu,porem amando muito !!
E neste Dia Onde você Maria Luiza completa seus 4 anos,deixo aqui um pouco de mim,de minha historia,para um dia entender essa avó blogueira,sensivel, meio artista,meio menina,jardineira,quituteira.Uma herança de valores que estarão em sua personalidade independente das distancias.Fica gravado meu amor e minha alegria desde o Dia que você chegou depois de 50 anos que os Lauria não tinham meninas na familia!Minha querida Parabens!
Feliz Aniversario!!

4 comentários:

  1. Que lindo texto, Vera! Que a Maria Luiza seja muito feliz!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Isabel!!Saudades de você!!Fico Feliz com seus comentarios!!bjs

    ResponderExcluir
  3. Vovó blogueira o texto ficou muito bonito!

    ResponderExcluir
  4. Eu também tenho saudades de você, Vera. Saudades da sua alegria, da sua positividade e das suas histórias, que sempre me ensinaram muito. Bjs

    ResponderExcluir