domingo, 30 de abril de 2017

Tudo tem um significado!!

Dia 1. De Abril,poderia ser o dia da mentira.Meu filho  para brincar mandou uma notícia falsa pelo WhatsApp.Dei risada.
Hoje antes de escrever este blog estava tomando meu café e admirando a toalha bordada de fitas de Kotor
Para quem vê com ótica normal,olhar  esta toalha não passa de uma pequena obra artesanal ,onde as fitas de cores pasteis formam flores e folhas com seus galhos entrelaçados e crochê muito caprichado na barra.
Para mim,com olhos da alma,vejo a chuva caindo nas pedras escorregadias da cidade medieval de Kotor,em Montenegro,as portas romanas e minha felicidade em encontrar a loja aberta em plena Pascoa ortodoxa e reaver a minha que tinha se estragado no descaso da empregada que já se foi.
Nas curvas das fitas presas com linhas coloridas enxergo as mãos da camponesa ,igual a que me vendeu da outra vez.
Enxergo seu capricho,sua arte e como faz disso a maneira de levar um pouco de dinheiro para casa.
Sei como é tirar dinheiro das próprias mãos.Um pouco ingrato,mas prazeiroso.
Penso neste país que renasce das cinzas do comunismo e da fome.Montenegro,antiga Iugoslávia,Costa da Dalmacia.
Penso e enxergo porque mais do que ver é preciso enxergar!!!
Enxergar o que??
O significado de cada coisa.
De cada momento.
Das pequenas lembranças que vamos arrecadando na sacola ,ou seja,no coração.E o peso vai aumentando!!!Voce carrega quilos de significados.
Muitos viajam e não enxergam.
Muitos viajam e não registram.
Fazer desses elos,novos colares,onde estarão pendentes cada recordação é viver.
O significado pode ser o Dia da Mentira,pode ser um Sábado.
Vamos coroa-lo de pingentes!!
Foi então que naquele dia de Navegação,depois da linda missa onde houve a renovação dos votos para os casais,que fizemos um Sábado especial.Um Shabat Shalom!!
Com minhas amigasMarisa e Valeria,as primas inseparáveis.
No Deck 7,onde estava sempre à caminho do cassino,vimos o cardápio do restaurante Japonês e entramos.
O garçom super simpático havia me dado um voucher com desconto.
Explico para ele que não gosto de peixe cru e me mostra N opções de pratos quentes,saborosos.
A sala decorada om almofadas laranja ,bambus nas paredes e tigelas com palitos próprios nos leva ao ambiente oriental,bem diferente do que vivemos até aquele dia.Que delicia.
Camarões fritos de entrada,Yaksoba com legumes e lindo visual.
Fomos até à sobremesa com a banana encapada e frita.


Estava sempre vazio e me lembrei do Izumi do Rhapsody,que quis tanto jantar para agradar Juliana do Adro que trabalhava lá .
Ela saiu ,o Rhapsody nunca mais voltará,ela casou,foi morar muito longe com seu grande amor Mizragi(Acho que é assim)
Mas isso quer dizer
Nunca deixe seus sonhos,desejos,vontades adormecerem.
Vá e viva cada momento.
Ele tem um significado e será feito um replay cada vez que observar os palitos do Japonês
A toalha bordada ,a lembrança comprada na esquina da praça mais incrível de sua viagem.
Será que vou ver decorar bolos??
Prefiro olhar o mar e enxergar nele as possibilidades imensas que me mostra nas suas águas profundas.Esta noite o show será :Cuore Italiano.O meu é com certeza!E o seu?
Amanhã será Domingo e encontrarei Bebé,depois de tantos anos!!
A irmã de minha amiga Maria Helena que mora em Lisboa.Minha amiga também.
A dos cachos dourados e vestido charleston de xadrez vermelho!!!
É o significado continua!!!!
Estive em Lisboa com meus país em 64!!!
Voltar é um privilégio.
Vamos fazer a multiplicação das horas já que o navio partirá as 3,30.
Que continue esse sol maravilhoso!!

2 comentários:

  1. Lindo texto, o significado de cada coisa, até os pequenos detalhes que são mesmo o que faz a diferença, seja numa amizade, numa viagem, em uma toalha! As fotos também muito bonitas, inclusive a montagem com as gaivotas!

    ResponderExcluir
  2. O significado pode Se tornar um ritual e fazer de um momento simples um grande e inesquecivel momento.É como selar e condecorar os instantes.
    Um exercicio que vai Se tornando rotina.Bom sempre ser admirada por você!!
    Obrigada!!bjs

    ResponderExcluir