sábado, 13 de maio de 2017

Mãe

Amanha celebramos mais um dia das mães!!
Mães ausentes,como a minha que se foi,presentes como as de hoje.
Estive pensando tanto,na verdade minha homenagem ficou por conta do livro que dediquei à ela
Quanto dela trago em mim.Meus filhos e noras com minha netinha Clara prestigiando,os largos corredores do Shopping Iguatemí como passarela.
Quantas vezes andei por esse caminho ,onde cheguei nesta noite.
Como me surpreendi ao ver na avenida a ausência do CPO onde sofremos juntas o final de sua vida.
A noite morna,com o clima favorável depois de dias de frio.
A coincidência de ser nosso velho e querido Iguatemí.
Quantas lembranças!!!Eu dirigindo e colocando uma música para te distrair, mãe,pedindo que traduzisse para mim.La íamos nos na nossa Estrada de Damasco onde nos convertemos de fato em mãe e filha ou mãe da mãe 
Uma delas o lanche depois de cada químio.
Sempre lá,passeando,conversando ,coração com coração.
Nesta noite então o universo  e meu Deus maravilhoso ,terno ,me deu a releitura para fazer um novo filme no inconsciente.Lembrei de Dr.Artur e sua preocupação com o minhas gravações destes dias.
As mesmas ruas,passadas e repassadas,o mesmo mês,com outro visual.O som,da conversa com meu filho Ricardo.Nao precisa a música,nem tão pouco a tradução ou a distração.
Sim,tudo tem seu símbolo,mas o visual muda à cada minuto,como a borboleta que dura sòmente um dia.
O cenário de nossa cidade também.
Foi então que pensando homenagear minha mãe ela me deu de presente um filme novo.
Nada de CPO,nada de frio,flores,muitas flores,nas alamedas do Iguatemí.
E sigo pensando como pode um sonho que era o título  do meu texto mudar as imagens gravadas .Mas foi o que aconteceu.
Filhos crescidos,amorosos,presentes,noras amigas e minha netinha Clara com 2aninhos participando da história de sua bisavó .Minha prima com sua alegria nesta partilha.
Sentir o gosto de ver nesta capa especial,o texto impresso afinal.

Pessoas alegres com seus livros na mão,autografando.Uma noite onde a grande mestra da escrita,tinha passado muitos momentos.A mestra:minha mãe.
E como tudo que é bom acaba em pizza, a nossa noite termina com Clarinha no mesmo Rascal que íamos com Andrezinho,antes de Maria Luíza nascer.
Minha emoção dobra.
Hoje pensei que mãe dobra  e se desdobra
Dobra meias,dobra lençol,dobra toalhas,do amanhecer ao por do sol.
Mãe dobra a paciência,a ternura.
Dobra a comida,a economia.
Dobra as orações,as preocupações.
Mãe dobra muitas vezes o marido,para preservar seus filhos.
Dobra os cuidados quando crescem e cada um segue um caminho.


Mãe dobra tanto que se torna sem perceber o dobro.
Este dobro que encontrei no desdobrar desta noite morna que estava à homenagear.
O dobro do que dei,do que fiz ,do que escrevi
Foi o dobro que recebi
Ao visualizar tudo com lentes coloridas ,com a alma feliz,feliz.
De repente percebi
O Sonho Continua!  




.
O universo brincando ,pintando,refletindo como um prisma,suas luzes ofuscando lembranças e trazendo novas sintonias
Ouvi a editora e amiga Silvia dizer:Sabe ,era para ser no JK mas não deu...
Eu entendi
Tinha mesmo que ser no Iguatemí.
Assim,neste dia das Mães eu me vejo homenageada ao homenagear.
Pois mãe é quem no dobrar 
Se enclina para dizer
Obrigada!!
Eu digo o mesmo
Te agradeço minha Mãe por ter me escolhido
Aos meus filhos por 
Ser 
Sua Mãe 


2 comentários:

  1. Emocionante o texto, lembranças da Vovó Carmen que foi homenageada no livro que teve sua noite de lançamento no shopping em que ela viveu tantos momentos, agora sob uma nova perspectiva, como mesmo uma nova sintonia. E a arte de escrever passada para a sua filha que continua a história e seus desdobramentos, pois ser mãe é se desdobrar! Nós que agradeçemos como filhos a nossa existência!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo seu depoimento Ricardo!!!Um privilégio ser sua mãe e de seus irmãos.
    São sensíveis,inteligentes.
    Você bom escritor e orador
    Obrigada por tudo
    Bjs

    ResponderExcluir