terça-feira, 23 de maio de 2017

Papai

O que dizer do que não  podemos mudar???
Com toda nossa alegria,voglia,entusiasmo,otimismo,nao conseguimos mudar o tempo de partida dos que amamos.
Ele,meu pai,faria 92 anos em Julho,31 anos amanha desta despedida.
Que diria você,assim eu o chamava,pois sempre fomos muito abertos e modernos apesar da sua rigorosa disciplina,destes ultimos acontecimentos no Brasil??
Vejo suas Idas e vindas  para Brasilia,sempre atuante,amigo de muitos deputados,um Procurador da moda antiga.
Correto ate demais,nunca aceitanto presentes,favores.
Malicioso em suas deduções estaria confabulando com sua turma da OAB ,com os ex alunos da sua querida Faculdade Sao Francisco,bebendo um chopp no Itamaraty,o restaurante dos magistrados
De certo aquele miolo de São Paulo ficou sem seus maiores entusiastas que entre um prato e outro considerava a boa forma da profissão ,com ética e decoro para  estar atento à cada movimentação do país.
Em casa se falava  tanto de politica que tomei uma certa aversao.
Esse era o Dr.Lauria.Aquele que chegou do interior,olhou os predios salpicando a cidade e disse
Onde Será meu lugar??
O menino que era se tornou o aluno exemplar e nunca deixou de estudar.
Agora, seus netos continuam este caminho.
Estudando muito!!
Alexandre ja formado  ha varios anos e atuante como advogado trabalhista e Ricardo se formando.Andre quem sabe??
Estudar e trabalhar foi pois sua meta e ficaria indignado mas nao surpreso com o que estamos vendo no país.
Lutaria por suas ideias e ideais e jamais ficaria omisso.
Discreto com seus clientes era querido por todos.
Mas o homem que criou com outros amigos a CAASP autonoma,que ajudou muitas pessoas no inicio da carreira,que foi respeitado e querido no seu meio de trabalho era o Dr.Lauria.
Em casa,meu pai era o que vinha assobiando desde longe para que eu soubesse que estava chegando.
Era o amigo engraçado,brincalhao,o que se divertia com um bom cinema,teatro,um bom restaurante.Um bom livro.Uma boa musica.Adorava dançar
A conversa era seu forte.A risada sua caracteristica.Ninguem poderia ficar mal humorado na sua presença.Sua diversao predileta era arreliar  com mamae.
Este pai companheiro,que se tornou um avo amoroso,fumava seu charuto na varanda da chacara depois de um dia de brincadeiras.Muitas vezes depois de ter à revelia de minha mae,cortado arvores que atrapalhavam outras.Na enxada.Devo à ele a grande paineira que resgatou de outras por perto.Mas detestava conversas negativas e historias tristes.Dizia:Que repertorio hein Vera?? No 
Viver sem ele me deu varias vezes uma insegurança total
Aprender que esta por perto,em outra dimensão foi demorado.Mas aprendi à respeitar o incompreensivel e repetir muitas de suas preferencias e assim sentir que se eternizou em mim.
De repente me vejo com um vidro de trufas nas maos fazendo seu omelete  predileto.
Vejo um olhar ,um riso em um filho ,um interesse por computador no meu neto 
Ele seria com certeza apaixonado ,pois amava tecnologia 
Gostava de fazer filmes de suas viagens e slides das festas e reunioes.
Dr.Lauria ,o Procurador Autarquico Federal gostava de ser Papi,fritar ovos e fazer purê de batatas para a unica filha
Viajante incrivel me ensinou que toda viagem começa desde o momento que idealizamos.
Estudava comigo no mapa,lia historias do lugar,pesquisava pratos tipicos e costumes.
Ele iria adorar meu blog de viagens!!!Brincando diria:Oi Vera!!!Esta ficando moderna!!
Papai nao admitia que me aborrecessem no dia do meu aniversario de casamento.
Certa vez um caseiro da chacara tentou suicidio com veneno de plantas

Todos estavam loucos para me contar e ele proibiu.
No dia seguinte aparece em casa:Aproveitou o aniversario de casamento??
Entao agora vou te contar:Vitor tomou veneno.
Deus foi tao bom que levou Padre Decio para ele confessar e depois da comunhao,primeira de sua vida,ficou curado.A familia toda ate hoje é muito devota e os vejo com gratidao.
Ao silencio de meu pai e à Nossa Senhora Auxiliadora padroeira deste dia.
Como a vida prega peças,foi em um aniversario de casamento meu que ele se foi.
Sem o consentimento dele é claro e de todos nós.
Mas o que sabemos ??O que podemos controlar??
Nada.
Nesta data comemoro o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora que esteve conosco para tao dificil 
momento,almoço com meus filhos que sao a continuidade deste homem maravilhoso que sabia ser simples e nunca perdeu suas raizes.
Celebro uma nova historia que ele me levou vestida de noiva ha 50 anos.
Que posso querer mais?
Amor que se aprende ,se vive e perpetua para sempre!
E como ele gostaria,amanha continuo falar sobre Valencia
Ele cantoria Valencia.....

3 comentários:

  1. Texto lindo e impossível não se emocionar, lembranças de um avô que sempre foi um exemplo e sabia separar a vida profissional da familiar, valorizando as raízes familiares que sua filha dá continuidade com o mesmo amor.

    ResponderExcluir
  2. Lindo Seu parecer!!!!Veio do coração!!!Vi outro dia no programa sobre o Sul da Italia
    Que prioridade para Eles é Familia.Meu Pai como bom descendente tambem.
    Eu idem.A familia que formamos,que conseguimos ter e o imortante é amar muito!!
    Fico orgulhosa de saber que é fruto de Tudo isso

    ResponderExcluir