quarta-feira, 24 de maio de 2017

Valencia

Na terça-feira,4 de Abril às 8,00 horas chegamos em Valencia.
Minha expectativa muito grande, pois ali, na Catedral se encontra o Santo Gral ou Graal. Etmologicamente gratalis do latim crater(Vaso) Na verdade José de Arimateia teria recolhido o sangue de Cristo no cálice que o próprio Jesus tinha consagrado na ultima ceia. .Maria Madalena teria levado para França onde ficou até sua morte.  Em torno do Calice Sagrado foram feitos livros e filmes .Contam no livro Cavaleiros da Távola Redonda que o Rei Artur desejava obtê-lo para restaurar a  paz .Isso porque Jose de Arimateia foi para a Inglaterra..Misturaram durante séculos ,Cristianismo com o paganismo dos Celtas. Muitos tomam como verdadeiro o calice de ágata que esta na Catedral de Valencia ,Eu sou uma delas!!Teria sido levado por São Pedro à Roma e depois de muitas voltas chega em Valencia no.SeculoXV
"Do peito do Cristo ,adormecido na cruz sai a agua viva do batismo e o sangue vivo da Eucaristia. Deste modo Ele é o cordeiro Pascal imolado"
Queria muito conhecer a Igreja da padroeira,pois tinha rezado para Ela:Nossa Senhora dos Desamparados.
Conhecida por ser a terceira maior cidade da Espanha,situada no que chamam Pais de Valencia,ao lado de Murcia,fundada pelos Romanos em138AC e depois conquistada pelos Mouros.
Depois veio El Cid e mais tarde Jaime I  fundando o Reino de Aragão.
No século 14 e 15 ainda preservadas estão  as Torres de Serranos, que meus filhos falavam tanto,na época que estiveram com o Colégio Miguel de Cervantes.
Desci do navio com Lires e Anetti e conseguimos um taxi, com um motorista muito culto e atencioso.Bonito também!Parecia George Clooney!Pena que não fizemos self com ele.
Passamos pelas Torres de Quart, segundo ele, sem muita importância, pela situação geográfica, pois as portas da Cidade Antiga eram Torres de  Serranos, visinhas ao bairro Del Carmen.
Erguidas em 1391 como arco do triunfo das muralhas da cidade ,lindíssimas com rendilhados góticos.
Fomos serpenteando o rio Turia e seus jardins floridos.Esse rio vem das montanhas que circundam Valencia e corta boa parte da cidade, fazendo um zigue zague de pontes e flores.
Chegando pela Plaza de La Reina ,avistamos a simpática e acolhedora Plaza De La Virgen.
Com uma bela fonte no centro, laranjeiras cheias de frutos maduros ,cafés com umbrellones nas calçadas.O céu muito azul contornava esse cenário pitoresco.O sol desenhava sombras.
Um chafariz com agua para beber e voltar!!
A entrada da Basilica de La virgen de los Desamparados é com um portal todo esculpido em madeira maciça .
No interior desta basílica com muito ouro e peças esculpidas,reina a Virgen, padroeira da cidade.
Muita contrição e oração ! Que oportunidade única!!Comprei a medalha Dela e levo comigo. Mas o mais emocionante estava para acontecer bem ao lado.
A linda Catedral,com vários estilos,predominando o gótico. A porta mais romântica,chamada Palau,mas entramos pela principal, onde estão os fones de ouvido para escutar a história .Século 18,Puerta De Los Hierros.Devo dizer que a entrada é paga, mas existe um desconto para "jubilados"no caso eu,Lires e Anetti.
Basta deixar carteira de identidade.Varias pinturas de Goya e altares maravilhosos de todos os lados.
No corredor finalmente a sala onde repousa com todo aparato o Santo Calice de Jesus.
A taça de ágata,o Calice Sagrado,com um portal belíssimo representando as Estaçoes da Via Sacra.
Uma emoção indescritível, uma vez que já vimos tantas brigas e buscas por esse cálice da ultima ceia.

Portanto creio que depois de ter passado pelo mosteiro de San Juan Latrão, enfim chegou ali e eu chorando, também cheguei!!
Esse encontro inesquecível transforma, faz uma nova criatura dentro de nós.Acho que saio uma Vera daqui  e depois de tantas descobertas volto outra.Impossivel ser a mesma. Seu leque de conhecimentos e experiências novas se abre
Jamais esquecerei a oportunidade que Deus, prodigo me deu.
Enfim, essa catedral infinitamente bela, tem a torre famosa, chamada Miguelete, octagonal.
Saindo dali ,ainda emocionada, tiro fotos das pessoas vestidas de estatua e vou comprar lembranças.
Oscar,nosso motorista nos leva  ao Mercado Central.Um edifico Art Noveau  em ferro com vitrais maravilhosos .Papagaios e peixe espada como tema.
.Tenho que encarar uma imensa escada.Com 350 bancas ,construído  em 1928 impressiona pela limpeza e distribuição dos produtos.Eu que sou apaixonada pela Boqueria em Barcelona tenho que admitir a ordem e as ruas largas deste mercado perfeito com facilidade para encontrar tudo.Desde uma Horchata, bebida feita de chufas, espécie de amêndoas acompanhas de Fartons,palitos de pão doce macio.Os Fartons são molhados na bebida  e degustado como se faz com churros no chocolate.
Churros!!! Ai os churros que não consegui comer!!
Muito menos a Horchata que vem com açúcar. Mas comprei minhas caixinhas de azafran de Antônio Catalan, o dono da banca de temperos.
Usarei com parcimônia nos meus risotos italianos e Paellas.
Que vontade de trazer a panela! Mas seria loucura,como ficou em Portugal as Cataplanas de cobre.
Nem tudo podemos carregar. Passamos por La Lonja que hoje é usada para eventos .Antigamente Bolsa de Mercadorias. Tirei fotos da delicada cúpula em forma de estrela,
assim como da Plaza de Toros e da  mais antiga Estação de Ferro em La Roqueta,
O tempo passou muito rápido ,estavamos com fome e vontade de fazer umas comprinhas.
Oscar nos deixou no Corte Ingles, depois de distribuir seu cartão.
Almoçamos uma Paella Valenciana no ultimo andar e depois fomos às compras!!
Valencia tem grutas ,praias ,museu Oceanografico ,festas do Tomate onde jogam tomates uns nos outros.Festa das Fallas com bonecos de papier maché,além das procissões.
Tudo para se ver em alguns dias!!
Mas 18,30 estávamos à bordo,com muitas informações para processar e muita emoção para controlar.
A grande passarela que nos leva à porta do navio é muito moderna com um teto transparente.
As musicas,a saída triunfal como sempre!!
Puuu!!Puuu!
Lá vamos Nós!!
Para Palma De Mallorca!!











3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A história do Santo Graal é muito interessante e deve ser mesmo uma emoção !

    ResponderExcluir
  3. Pensar que entre brigas e esconderijos este Cálice permaneceu intacto e está diante de seus olhos,perto de você com toda a história que carrega,faz nosso coração se enternecer pela grandeza deste encontro

    ResponderExcluir