domingo, 21 de março de 2010

Mulheres Que Correm com os Lobos

Hoje recebi por e-mail um tipo de corrente de oração e no inicio falava sobre o livro Mulheres que Correm com os Lobos de Clarissa Pinkola Estés.
Correm COM os lobos, não Dos Lobos.
Brincadeiras à parte,este é o livro chave de minha vida.Adoro a maneira como ela coloca a mulher selvagem que existe em nós.Todas temos nosso self e vamos pelo caminho adquirindo arquétipos,sem prestar muita atenção no nosso verdadeiro Eu.
Os chamados do mundo, do cotidiano são vários e nos distraimos de nós mesmos.
Penso que quem mandou a oração junto com o nome desta grande psicologa deve saber o que está fazendo.
O caso é que ela com sua sabedoria nos coloca de frente com o abuso de nossos atos rotineiros,nos deixando longe de nosso verdadeiro "lar".
Se não valorizamos nosso "lar",que é nossa identidade primeira,quem irá valorizar?
Lembro de minha avó Lulú que era de uma generosidade acima do normal,de uma nobreza de sentimentos e doação total ao próximo.Precisava parar,ir para Guarujá sòzinha e ficar lendo, andando na praia ou simplesmente plantando flores.
Era a hora que voltava para seu "lar".O "lar" pode ser encontrado no lugar onde temos silencio interior suficiente para nos depararmos conosco.Qualquer lugar pode nos trazer de volta esse sentimento de encontro que nos fortifica.
Necessitamos de forças para voltar à rotina,às exigencias.
Com a natureza isso se dá com facilidade.
Os artistas voltam com mais criatividade,os esportistas com mais disposição,os intelectuais com mais interesse.
Podemos então voltar à ser generosos, cumplices, amigos e amáveis.
Procurar coisas que parecem perdidas nas nossas vidas.
A frase :Eu vou.Vou dar um tempo como dizem os jovens!
Minha mãe adorava brincar dizendo:Quando Vera Lucia diz que vai dar uma voltinha deve ser Miami!
Era então meu espaço de encontro por muitos anos.Encontrava a Vera livre, guiando pelas rodovias,a vaidosa que fazia massagens e banhos de lama, a brincalhona nas areias,a boemia na Ocean Drive,A amiga na casa de Suzy,a tia com Nêne,A compulsiva nas lojas,a romantica fazendo poesias,a gulosa comendo uma caixa de sorvetes sem parar só porque eram diet!!A sonhadora ficava na Disney!
Muitas mulheres precisavam desovar dentro de mim,pelas circunstancias de minha trajetoria.Assim, enquanto deu,foi lá que desovei.Voltava nova!
Mas a volta ao nosso interior caminha sempre que permitirmos.



Eu caminho
Tu caminhas
Ele caminha

Passo à passo largo um traço neste espaço verde que ao pisar se reclina para logo levantar.E com essa grama altaneira que se ergue certeira vejo o nosso caminhar.Penso naqueles que amo que aqui vão pisar.Conheço cada sapato que abriga os pés ao passar.E a sintonia se faz na magia.No bater do meu coração o compasso de cada passo dos que longe estão.Papai sempre reclamou desta minha mania onde sapato era tão importante no dia à dia.
Mas não é sinal afinal?
Sapatilhas para horas de fantasia.Sapatos altos para definir a menina que se torna mulher.Sapatilha de ponta para mostrar que a bailarina já é capaz de ficar na ponta dos pés.
Vou pensando enquanto caminho.
E quando os passos vou trocando lembro de tantas maneiras vão inventando na dança da vida.Um CD para ouvir no caminho, esteira com TV,sem ver a paisagem ou ouvir os pássaros à cantar.
Ouço a música que vem do ar e vejo marcas que deixaram como sêlo que define a procedencia de uma carta.A energia de cada passo aqui deixado.O silêncio só é interrompido pelo canto do sabiá.
Sintonia eu te reconheço,quando em menina de "passo certo" brincava.
E de braço dado a despedida de uma pessoa querida indo as duas para a capela rezar.
Mais tarde encontrei a mesma magia andando passos de princesa onde antes havia caminhado a verdadeira nobreza.
A chuva caía, os esquilos corriam, as `folhas se desprendiam,formando tapete no caminho...
No ar o sonhar..

PS-Tenho um neto que é muito gentil e por ter prestado atenção nas suas sandalias disse:Andre que linda sua papete!Ele respondeu:Linda sua sapatilha vovó!
Pensei:a mania dos sapatos continua ,papai!

Neste fim de semana vejam os grandes filmes em cartaz!
Um sonho Possivel.Maravilhoso!Sobre generosidade.Historia real.Sandre Bullock ganhou o Oscar merecido!
Divertido:Simplesmente complicado.
Policial ótimo:O Segredo de seus Olhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário