terça-feira, 30 de março de 2010

Pessach

Nossa Pascoa coincide com o Pessach.
A festa judaica que Jesus ,Maria e José comemoravam como todo seu povo.
Significa Passagem e nos revela a perseverança em busca da liberdade.
As comidas são todas para relembrar as dificuldades do deserto,a falta de fermento para o pão,as ervas amargas.O pão ázimo que se costuma comer no Pessach para a celebração do Êxodo do Egito,se chama Matza.
Li uma entrevista de um casal que conta como era dificil em São Paulo encontrar suas comidas, principalmente Casher.São prescrições alimentares onde se proibe leite com carne, sangue e muitos cuidados com as verduras contaminadas.Se tivessem terefot(vermes)eram excluidas.Obedecem assim passagens biblicas onde Deus Pai adverte sobre o perigo dessas substancias para o organismo humano.
Esse casal saia de bonde de seu bairro e caminhava até o Bom Retiro indo em direção do unico açougue Casher de São Paulo.Conhecido como Açougue de Moshe e Sara na R. Correa de Melo.Hoje temos muitos restaurantes e lugares com comida Casher.
E uma receita de Idiche Mame

Guefilte Fish
1quilo de peixe
400gr.de cebola frita passada na maquina
4ovos,sal, pimenta,um pouco de pão umedecido.
Cozinhe o peixe com metade da cebola.Triture e misture com o restante de ingredientes.Coloque em uma panela água ,cenoura ,cebola e jogue os bolinhos de peixe .O caldo onde foi cozido o peixe reserve.


Tenho uma história bem interessante sobre esse bolinho.
Certa vez, fazia hidroterapia em um lugar muito agradavel e conheci:D.Sara. Ela se encantou comigo, pois sempre fui ajuda-la à sair da agua, à não afundar, etc.
Era uma Idiche Mame,falando dos seus costumes, me ensinando.
Havia estudado em um colegio judaico e para mim era um prazer conhecer tudo que ela me falava.Na época mamãe fazia quimioterapia com um grupo de médicos judeus, que ela amava.O predileto era Dr.Artur.
D. Sara chegou euforica na aula.Havia tomado o metrô e dois onibus para chegar lá.
Vera, hoje fiz Guefilte Fish para você!
Que delicadeza!
Então levo a senhora para o Bom Retiro e lá almoçamos.
Assim foi.Nossa refeição agradável terminou e ela me perguntou:Quer conhecer Moshe?
Quem?Perguntei.O pai de Dr. Artur.Ele tem uma loja aqui pertinho.
Foi então o meu Ano Novo apesar de ser o deles e por isso coloquei essa receita aqui.
Nesta bela tarde de 1998 conheci Moshe, que me falou do filho:Ele e o melhor médico e melhor filho que um pai pode ter. E aí me ensinou à falar Feliz Ano Novo em Idiche.
Foi quando deixei minhas duvidas quanto ao tratamento de minha mãe.
Que mais poderia querer?Quem é bom filho não precisa mais me provar nada.
Foi assim que ganhei minha travessa de Guefilte Fish e dei para mamãe que sorria com os olhos, com o rosto emocionado.E nos abraçamos naquele Ano Novo judaico por causa de D.Sara e desta conversadeira Vera.
DR.Artur ficou muito feliz com o episodio e as celulas de minha querida mãe agradeceram melhorando o resultado dos exames.
Celulas felizinhas, como diz uma conhecida minha.

Ps-meu netinho quando me vê conversando com outras crianças fala:vovò para de falar, se não tiro a sua bôca!
Acho que muitos pensam isso mas não dizem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário