sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Minha querida Professora

Dizem que nunca devemos começar uma frase com :No meu tempo...
Mas é assim que deveria dizer sobre o dia de amanhã
O Dia da Professora e do Professor.
Sim,no meu tempo eram grandes inspiradores,formadores de opinião é acima de tudo ídolos.
Vejo hoje um pouco diferente a relação aluno,professor.
O ato de ensinar é sublime e o dom de transmitir ,um privilégio.
Desde cedo,fui influenciada com minhas queridas professoras.
D.Vera,D.Licia.
Estudei na Avenida Paulista,bem na frente do São Luiz,no Jardim Escola São Paulo.
Era método Montessori e com eles vivi os melhores anos de minha vida.
Tínhamos aula de ballet,música com Henry Noifel,História da arte com Ildeu.
Bordados,pintura,cerâmica e tecelagem.
Adorava a sessão de slides com pintores e escultores famosos e começou ali minha paixão pela arte.
Meu pai percebendo meu novo caso de amor com os pincéis e tintas,me presenteou com uma coleção da Michelângelo.
Era tinta,era tela,era cavalete,era pincel.
Minha escola ficava em uma velha casa imensa da Paulista.
Árvores gigantes para meu olhar de menina ,sombreavam nossas classes ao ar livre.
Nosso lanche com mesinhas coloridas onde colocávamos nossas lancheiras.
No cabide numero 158 eu colocacava meu agasalho ou sacola de ballet de D Sofia.Ela era refugiada,como muitos alunos também.Usava um birote com tranças nos cabelos grisalhos e não era muito risonha.
Noifel foi o maestro mais temperamental que conheci,mas vinha sempre me dizer:A filha do grrrande advogado!!Era austríaco como os donos da escola e nossa comida era com fortes influências estrangeiras.Pao preto,muitos legumes e saladas.Fui semi-interna varios anos por ser filha única.Mamae achava que precisava conviver e aprender com o grupo de amigas.Sr.Noifel era
bravi,mas competente,fazia de nossas pequenas maos mágicas na  habilidade do mundo xilofone cromático,marimba.citara e flauta.
Cordenava com muita capacidade os sons de todas elas para a apresentação na Record.
Algumas no Cultura Artística.
Meus queridos professores!!!
Com o dedo apontando números na louza,Licia me fez gostar de matemática e me fez professora.
Foi na paixão de ensinar que comecei meu sonho.
Fazia escolinha onde estivesse,muitas vezes com as visitas de minha casa.
Licia era a professora do meu coraçåo.
Separada,com um rosto tranquilo e uma elegância ímpar.
Italiana,judia,de Gênova.Usava óculos de grau e cabelos curtos.
Licia ficou amiga de minha mãe e se tornou da família
Assim eram as professoras do meu tempo.

Proximas!!!Amigas!!
Conheceu mais tarde o pai de um aluno e se casou.
Harry e Licia foram  muito felizes.Companheiros de meus pais sempre.
Mas a Licia professora nunca  me abandonou
Olhava minhas atitudes de saudades da escola,refletia,me chamava para uma boa conversa
O que não vai bem???Essa saudade tem nome!
Licia me conhecia!!
Foi uma grande mestra de culinária
Até hoje faço seu Risi Bisi,que é o risoto de arborio com ervilhas,sua sopa de espinafre,seu nhoque
De ricota,leve e delicioso.



Me ensinou tanto!
Minha querida professora me inspirou à seguir a mesma carreira.
Das salas de aula, dos olhares curiosos dos alunos guardo a lembraça de tempos maravilhosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário