sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Árvore que dá fruta é a que mais leva pedrada!

Amanheci com essa frase tomando conta da minha mente.
Lembrei de D.Lilica,que conheci na casa de minha amiga Lília.
Estava no final da minha juventude e dos arroubos dos 50.
Acredito que os 50 se tornam uma divisória para mulheres e para homens também.
Síndrome de Cinderela??Idade do lobo?Da loba?
Nada disso.
Simplesmente um marco que muitos têm o privilégio de passar com muitas coisas para contar.
Foi assim,que com uma disposição invejável, fiz um cuscuz paulista para Olivier,grande artista plástico,irmão de minha amiga e peguei o avião !!
Vocês leram peguei o taxi??
Não !!!Peguei o avião com uma sacola térmica e dentro um cuscuz maravilhoso,receita de minha avó,que só faço para quem amo.
Havia falado com Olivier ao telefone:Quero te conhecer!!!Você vai vir para São Paulo??
Não!!!Vou ficar uns tempos em BH.Perguntei: o que gostaria daqui???Conhece cuscuz paulista?
Não,disse ele,só marroquino.Entao vou fazer!
Olivier,como dizia D.Lilica um dos orgulhos dela, um artista famoso.
Muitos filhos,todos artistas,divertidos,hospitaleiros e do universo que adoro.
Arte é para mim um imã!
E lá fui eu,atraída pelo imã das artes,da conversa boa.
Olivier mora entre Londres e Ibiza e então,óbvio teria que me deslocar.
Tudo na nossa vida tem hora certa.Encontros ,oportunidades.
Esta foi a hora desta linda família.
Lá,com Lilia ,a estilista VIP ,que fez meu vestido para o casamento de André e outros,conheci Olivier e sua querida mãe Lilica.Ele pinta quadros modernos,fantásticos como ele.
Toninho como dizia ela.
Ele é responsável por continuar meus escritos.Pois junto com o cuscuz levei meus textos e depois do almoço passamos um bom tempo lendo.
Leu um texto e disse:Você pinta a vida com o que escreve..Imaginem minha alegria ao ouvir essa frase dita por uma pessoa sensível,inteligente e perspicaz.D.Lilica tinha razão em ter orgulho de todos.
Ela se tornou uma amiga.


Aos domingos,quando o silêncio aparecia,ligava para ela e ficávamos muito tempo falando de livros,filhos e caminhos de Deus.Falava mineires!!!Aquele sotaque gostoso,espaçado de Minas Geriais.Eu ouvia encantada!!Gravando!!Foi muito ativa na Renovação Carismática que sempre frequentei em São Paulo,com minha mestra DDiva.Gostava de Chiara Lubich e dos Mariapolis.Era assunto que não acabava!!
Nesta manhã veio a frase que sempre repetiu:
Vera,Pé que dá fruta é o que mais recebe pedrada.Isso não é negativo.
Uma verdade,que penso com muito carinho,pois nela está o contexto do produzir.
E na colheita algumas pedradas.Sem danificar a fruta é claro.Apenas uma alerta:Desça do galho!!
D.Lilica era doce e forte,alegre e talvez com os seus tenha sido brava.
Comigo uma delicia de criatura.Acho que como avó deve ter sido Vovó Delicia como o livro de Ziraldo.
Escreveu um livro Maos e colocou imagens românticas e simbologias que jamais esquecerei.









Ela era aquele copo de água que tanto realçou nas suas conversas.Um copo de água transparente.Um copo cheio de compreensão e afeto sem nenhum interesse .Que interesse teria em uma amiga paulista que nunca chegou até sua cidade de Divinópolis .
Divinópolis tem Adélia Prado e perdeu Lilica Mourão.
Seu sonho,sua poesia,sua sabedoria em viver e unir  uma grande família.
Isso já é um talento e tanto.
Todos sabemos como é difícil reunir nos tempos de hoje.Tinha muito orgulho de ter uma família de artistas.Pintores,escultores,cantores,músicos ,decoradora como Dulce e Estilista como Lilia, Marilia !
E falando nos gostáveis como coloca Leandro Karnal em suas palestras noWhatsapp,considero que ela fez de cada pessoa de sua clã ,respeitando suas individualidades,um gostável .


E posto no Facebook todos os dias as lindas mensagens de um de seus filhos,que não conheço pessoalmente.
Bem,se Lilica,minha amiga estivesse me vendo,com meu repouso forçado pelo ombro quebrado,pelas asneiras que tenho ouvido dispersas pelo cotidiano ,diria:
Vera ,lembre da árvore que te ensinei!!!
Só recebe pedradas o pé com muita fruta madura,bonita,doce!!


E sei agora o quanto foi bom levar aquele cuscuz de avião!!
No final do dia, depois de um maravilhoso lanche na casa de sua filha Dulce,recebi uma escultura de presente.
Ela me disse:Isso é para nunca se esquecer de nossa família!!
Como se fosse possível esquecer!
Frutos como esses eu os tenho na minha colheita!!!

Sem pedradas uai!!!
Escrevi esse blog e no dia seguinte chegou o convite da minha quinta Antologia Imigrantes,onde conto aos meu netos como chegaram eles.
Uma confirmação de árvores com frutos!!!
O Universo respondendo
Os anjos brincando

Nenhum comentário:

Postar um comentário