terça-feira, 4 de julho de 2017

Nosso Cruzeiro chegava ao fim!!

Messina foi a nossa ultima parada, já estava com saudades da vida à bordo, das amigas de mesa e das aulas de artesanato.Amigas que embarcaram comigo e outras que encontrei.Do cassino!!!!
Saborear esse ultimo dia era essencial.
Fiquei um bom tempo perambulando pela praça e conversei com estudantes italianos. A maioria desejando conhecer o Brasil.No meio deles vários africanos foragidos ,vendendo de tudo!
A fonte que estava à nossa frente, belíssima.Fontana de Orione.
Obra de arte do discípulo de Miguel Angelo,Montorsoli,de 1547 a mais bela da Sicília,apesar da Fontana de Nettuno ser maior e mais vistosa.
Orion, gigante caçador da mitologia Grega, famoso pela sua habilidade com arco e flecha Nome dado à constelação celeste,das 88 que se conhece..Filho de Nettuno
A mitologia inspirando grandes artistas e nós ali apreciando essa fonte parecendo um bolo de noiva com a azul do céu ao fundo.
Cada rosto,uma expressão diferente.É gostoso essa algazarra da juventude.
A tarde começava à cair e além da farmácia,que fui com Heloisa e Albertino,queria comprar guloseimas.
Aproveitei para levar os deliciosos sabonetes de Lavanda, Verbena e uma planta nativa.
Parecia que o vento castigava meu rosto, mas continuei à procura de Arancini.
Antes de encontrar com um grupo enorme do navio que saboreava o bolinho típico,achei minhas trufas no vidro. Pretas e Brancas. Geleia de violetas e outras delicias.Estava muito receosa de não conseguir pois em Veneza é mais raro.
Tinha pedido em uma loja onde a moça não teve a menor boa vontade.
Mas não podia esquecer :Estava na Sicília e a gentileza não era o forte deste povo.
Feliz com meus vidrinhos de Tartufo Nero e Bianco parei para comer.
Na entrada do navio encontro Claudia e vejo que vai se perder.
Vamos Claudia!!Melhor entrar .Muito frio .Na noite anterior havia sido jantar de Gala, muito divertido e o Show dos Ghostsmasters surpreendeu.Claudia sempre muito elegante e agora vendo que estava perto da saída do navio resolvi dar um palpite.
Ela se convenceu, entrou comigo e fomos juntas tomar um lanche.
Confesso que o Suppli Al Telefono que faço é bem melhor,ou seja o Arancini.
Vou dar a receita aqui.Sempre uso o risotto feito na véspera.
O vento foi aumentando, minha garganta começou à fechar e mesmo assim não poderia perder a saída!
Às 4 horas em ponto a música começou à tocar e a cidade de Messina com toda sua história e religiosidade se despedia de nós.
Emocionada faço a foto de Madonna Della Lettera que esta bem à minha frente na cabine.


A manobra daquele gigante para sair do estreito de Messina,o vento,o céu as recordações!!
Ali a bela escultura em bronze de 3.m me lembrava que a bençao estava dada.








Com efeito nossos dias tinham sido de mar calmo, muito sol e muitas informações. Alegrias e conhecimento.
Sempre penso nos tripulantes que tudo fazem para que sejam férias inesquecíveis para os hóspedes.
Mas trabalham demais, ficam exaustos e neste esforço agradeço imensamente.
Meu camareiro, Rogerio,que demorou 5 meses para conhecer o filho e outras tantas histórias nos bastidores deste Mundo da Fantasia Sonhos de pessoas que enfrentam como guerreiros, pelo desejo de conhecer outros países e outras culturas.
O mínimo que podemos fazer além de tratalo-los com carinho é dar boas gorjetas de despedida.
Esse era um ensinamento de meu pai que costumo observar e seguir à risca.
Nunca mais nos veremos? Nao importa. O que importa é o que fizeram por mim enquanto convivemos.
No jantar a surpresa que me comoveu às lágrimas!!Lucinha nossa companheira de viagem veio até minha mesa com um presente maravilhoso!!!A Cruz de prata com São Bento,comprada na Catedral.
Carrego comigo todos os dias e ao rezar me lembro dela, de suas palavras e do elo que se fez neste gesto Belissimo!!!Isto é para te proteger!!!Ai Lucinha,você me cativou sempre!!Por tudo e em tudo!
Lá vai Zancle, a colônia grega fundada no século VIII AC, lendas de monstros como Scilla eCarridi.
Corro para o andar de cima e escuto o apito pela úitima vez,ja que dia 9  chegaremos em Veneza e lá verei meu querido Danieli e tudo que adoro!!
PUU!!!PUUU!!!PUU
Gravo emocionada e mando via WhatsApp Para meus filhos!!
Ai Papai!!Você devia estar aqui!!!
Arrivederci Bella Messina!!
Obrigada Madona Della Lettera!!
Continue comigo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário