domingo, 16 de julho de 2017

Queria hoje bolas e bolos!!

Hoje queria muitas bolas e velas para apagar seus 93 anos mamãe!!
Por que não? Temos primas suas mais velhas até!
Mas o destino quis que você fosse aos 74anos.
Então nesta data eu comemoro sempre comendo algum prato que era seu predileto,fazendo alguma
atividade que gostava.
Assim faço com todos que não estão mais comigo.
A maneira de perpetuar suas marcas, seu selo, suas digitais.
Acho que celebraria com os netos e se possível com os bisnetos.
Sei o quanto gostava de praia, do nordeste e por Deuscidencia, Andre esta lá com a família .Em Fortaleza.
Mas quando eles eram pequenos passava conosco na chácara.
Mamãe nunca foi muito fácil e adoro isso. As pessoas fáceis não são brilhantes e ela era .
Bastante critica e inteligente muitas vezes dificultava a realidade e partia para a fantasia.
Fantasia era sua característica.
Lembro de ter uma visão de que todos no carro viajariam cantando!!
Meu Deus!!Os meninos vinham jogando laranjas um no outro e a canção,só na imaginação.
Portanto quando fui convidada para escrever; O Quanto Dela Trago em mim,demorei dias áté escolher meu conto:O Sonho.
Apesar de ter muito de meu pai e ser muito menos romântica do que mamãe ,acredito que quando o sonho vem, pertence a ela e sua herança.Já tive muitas brigas comigo mesma por isso e fiz muitas tentativas para negar esse DNA.Mas no livro assumo que também sonho.
Meu pai realizava quase todos os sonhos dela .Adivinhava!!
Quase...
Era impossível todos.
Enfim sempre fomos muito próximas e nem sempre concordávamos .
Muitos anos depois vim à perceber que tinha razão em centenas de implicâncias e considerações.
Vejo a chácara no inicio, quando batia os bolos na mão por falta de batedeira e escolhia Bolo de Mandioca. Mas o preferido era de Papo de Anjo.
Fazia sua comida preferida possível que era Indonesia e Alcidinho nos deu a receita.
File mignon em tiras ao curry.As vasilhas de chutney de manga,pimentão em fatias finas, cebola, côco, banana,amendoim.Sempre fiz Chutney na chácara por ter muitas mangas.Ah!!Como ela gostava de mangas!!
O arroz branco para acompanhar.
Mas se fosse coquetel de camrão ou Presunto Tender seria melhor.
As crianças felizes apagando velinha com os amigos  junto! Aos 70 fiz uma bela festa com o livro, musica e Carmen de Bizet,tocada por Suely para  entrada.Mesas decoradas,Salada de lagosta,pinhão,e outras tantas além do Bobo de camarão.Torta de morangos.
Meu quintal se tornou florido de violetas ,que era sua cor!Amigos e Parentes queridos.
Em 95,quando fiz o celebre grupo da Disney passamos em Miami. Estavamos celebrando em 14 pessoas!
Dai sim!!Felicidade total.As meninas, minhas sobrinhas, cantando
Blim,Blim,Blim,Carminha a bonitinha!
Almoçamos no Crab House e você como sempre pródiga, pagou para todos!
Mar,que era seu amigo ,netos e alegria.Ficamos nós com Alexandre e Cezar mais uma semana e tive o prazer de fazer muitos presuntos Tender e Coquetel de camarão.
Este dia, consagrado à Nossa Senhora do Carmo,foi o dia que veio ao mundo e por isso vovó colocou Carmen!E agradeço à Ela ter a mãe que tive.A grande mulher que superou obstáculos sempre.
Visitei em Barcelona inúmeras vezes a igreja Del Carmen,que é linda e fica perto da Ramblas e visinha do Hotel 1898,onde ficava.
Todas as vezes era muito forte por lembrar desta Carmen que nunca poderia ter outro nome.
Minha mãe.
A mesma que bordava e costurava meus vestidos, fazia festas maravilhosas ,escrevia poemas e ria muito com a amigas. A vovó  que escreveu historinhas para os netos e viajava muito, registrando tudo
em vários diários.Gostava de ler, dançar e viver bem.
Papai brincava muito com isso!
Nem sempre com muita paciência.
Uma família é formada de pessoas diferentes graças à Deus!Imagine se fossem clones!
Nesta diferença aprendemos à amar .
Como diz Padre Fabio de Melo o amor é feito de diferenças.
Portanto os bolos, as velas, as bolas são símbolos apenas.
O importante é o que deixaram em nós cada momento compartilhado.
Nossa vida é como um livro.
Saber escrever cada capitulo com cores e imagens lindas é nosso trabalho diário.
E de todos os diários que escreveu, minha mãe deixou o melhor;
A Saudade Feliz!


4 comentários:

  1. É verdade a saudade feliz de todos nós que tivemos o privilégio da sua convivência em tantos momentos inesquecíveis !

    ResponderExcluir
  2. A saudade feliz é produto desses momentos mesmo Ricardo.
    Carmen,chamada de Carminha por seu avô e sua bisavó era uma pessoa com muitos talentos e também com sentimentos diversos.
    Nestas diferenças aprendi muito!!Principalmente o gosto de ler e escrever

    ResponderExcluir
  3. muita saudade da vivó! Gostaria de ter tido mais contato com ela, mas lembro-me de algumas vezes q sai da faculdade (estudava à tarde no mackenzie) e resolvo passar sozinho para visita-la, o que para mim era inusitado pq só a via aos finais de semana. Foram tardes gostosas. Lembro-me também de como ela era forte e como tinha personalidade. Lembro, claro, do casamento do Ricardo. E as vezes penso em como gostaria de conhecer sua bianeta japonesa. E logo me lembro que vc está aí, em posição, privilegiada. Não só a conhece como a protege. Parabéns Vovó!

    ResponderExcluir
  4. Alexandre,você me fez chorar!!Sua avó creio já sonhava com Clara do jeitinho que ela é!!Estava no meio das fantasias que se tornaram realidade!Um privilégio mesmo estar perto de minha neta e poder acompanhar seu lindo crescimento

    ResponderExcluir