domingo, 17 de janeiro de 2016

As delicias de ser avó

Na minha vida Nunca imaginei ser avó.Acho que não dava tempo Naquela correria do dia à dia com a panela no fogo,o compromisso dos horarios,as exigencias da rotina.Apesar disso plantei um pomar para Meus netos.Apesar disso comunguei todos os dias durante anos por Eles que um dia viriam.Foi quando o primeiro Filho de minha afilhada Luciane nasceu e ninguem achava laranja Lima.Então ,mãos à obra e Muitas limas e laranjas.O tempo passou e Elas não existem mais.
O nene da época Já esta na Faculdade .
Mas vieram os netos e a ternura desse estagio vai crescendo com os anos ,com a convivencia que pode ser pouca Mas de qualidade.
Sempre acreditei na qualidade de relacionamentos .Pouco pode significar muito.
Depende da maneira que criamos nestes encontros,
Isto serve tambem para amigos e pessoas queridas.
Para netos É obvio que a vontade è de Quero Mais.
Eles trazem consigo nossos filhos pequenos,Nós gestos,no jeito de ser.
Sinto isso com a pequena Clara,com Andre e Maria Luiza.
A inocencia da criança que enternece e faz o coração sorrir!!
O meu sorri sempre!!À cada oportunidade que me abosorve Nós minimos detalhes.
Dar a papinha para Clara significa refazer no tempo o momento Onde sentada na larga cozinha da Luiziania dava as colheradas para Alexandre junto com Andre.Os dois com os cadeirôes lado à lado e muitas vezes com Muito sono.
Esta experiencia volto à ter com a colher na mão,a cantiga que É a mesma.
Clara ouviu e atentamente repetia o bla,bla,bla,com a Palavra Cantada.
Ricardo só comia com o Vila Sezamo.
E daí você volta no tempo e essa viagem faz sorrir.
Saber que a continuidade de momentos se perpetua na leitura do universo.
Ontem Andre,meu neto e Maria Luiza voltaram de ferias.
Como na época que um turbilhão de palavras deixava a minha antiga e querida Tereza estonteada com as minhas historias,embevecida e saudosa na minha chegada,Assim foi ontem.
Minha neta com sua Mala de abelha que comprei no Natal entrando,falando e o irmão paciente escutando.Eu encantada.
Na generosidade que refletiam nós olhos e no riso:Aqui Estão os presentes que trouxe para você vovó!
Será que Todas as avós fazem videotape como eu?
Vi Andre saindo do onibus da escola com um presente nas mãos.
Mamãe comprei para você !!Era um sabonete enfeitado com miçangas,vermelho,lindo!!
Acredito que guardou suas economias por Muito tempo para fazer esse gesto.
Como Ricardo no seu primeiro sala rio com Papai comprando um perfume.
Igualmente Alexandre com um lindo anel da viagem de formatura na Espanha.
Esta generosidade que brota em cada um .Assim Como a gentileza.Me acompanhando até a cozinha,me ajudando com a mesa:Vovó faz tempo que não Venho aqui Porque estava viajando.
Foi Assim que trocamos lembranças e escutei de meu filho o quanto aprendeu comigo à viajar
E levar,cuidar dos minimos detalhes de seu roteiro.
Fica uma sensação de capacidade passando por geraçoes .
A de administrar o tempo,o dinheiro ,os espaços,os desejos de conhecer.
Passar isso É muito satisfatorio e ver esse elo que se forma nôs imprevistos que ocorrem em todas
As viagens,tornando uma familia mais forte e unida.Lá fora de casa,temos nós e Alem de nós nossos anjos da guarda.
Quando esta familia Cresce ,nós não envelhecemos.
Nós acrescentamos memorias e delas colhemos doces frutos.
Meus netos rindo e contando as férias,meu filho querendo falar!!!
A vida repetindo no seu canto!!
Como diz Clarinha:Bla,bla,Bla!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário