sábado, 9 de janeiro de 2016

Meu jardim

Um dia no meio do nada,ou seja de muitos cupins formados comecei à plantar Meu jardim.
Eu comparo sempre o jardim com a vida.Ele nos ensina todos os dias .Basta observar e ser um aprendiz.
Havia um pasto e nele grama batatais.Com ela em placas fui formando Meu campo de futebol.a entrada.o efeito verde que necessitava em volta de mim.
Era tudo muito árido e resolvi fazer uma cerca com bambus.
Então devagar fui ganhando mudas,estreitando laços de amizade com muitos que hoje se eternizam nesta paisagem.
O Amor Agarradinho de vovó Gertrudes,seus anturios ,as rosas de vovó Lulu,seus agapanthos.
Um pouco da casa de Dirce nas pitangueiras e hibiscos do Guaruja.
Cássias amarelas que em sementes lembram os antigos moradores de Perdizes na casa visinha de amigos.
Os manacás que vieram de Bertioga e me revelam nas suas cores os ciclos da vida.
Branco ao nascer,lilás ao amadurecer e roxo no final.
Elas salpicam os galhos e neles os pássaros fazem ninhos.
O flamboyant do Mediterraneé.O outro de Casa Branca.O Jasmim Manga pink de D,Zezé.
E ouço as vozes de cada um no seu carinho com aquele galho ou vasinho.
Mas,eles me ensinam.
O jardim da vida pode ser cuidado como este que vejo aqui.
Quantas vezes nos deparamos com situações mal colocadas como uma planta fora de seu canteiro predileto?Sim,elas são exigentes nas escolhas e no seu silêncio,mostram preferências.
A Emilia Azul demorou anos para florescer com seus buquês delicados e dizer:Assim sou eu se souber lidar comigo.
Agora sei.Muito pouco sol da manhã e sombra à tarde.
Já os anturios,vistosos,se erguem como para um grande baile vestidos de vermelho.Red Dress.
São altivos mas não aceitam sol.Só mesmo entre a copa do arvoredo e está luz difusa faz deles um
Emblema tropical.
Com muito sol se alegram os hibiscos e lembro de Meu pai:Onde vai?Vou plantar esses hibiscos perto da piscina!!Que piscina??Vera!!!Agora com 38 anos e o jardim 40.
Não !É para quando a piscina estiver pronta eles darem flores e enfeitarem de rosa as laterais do carramanchao
Assim é a caminhada de nossas vidas.A fé naquilo que será,Um dia .
Previdente com nossos planos para poder lá na frente ver resultados.
Sem luta ou trabalho nada se completa.
Esta semana estava reformando minha capela e sem mais ,o cara abandonou tudo.
Onde ficou o profissional ?O compromisso ?
Mas o jardim pede esse compromisso.A vida também .
Sentada ,olhava atenta para esse cenário que emprestei mais de30 anos para formar.
De longe vejo no meio dos lírios amarelos uma folha como um rabo de animal.
Alta ,empertigada,balançava para lá e para cá.
Achei engraçado mas passou.
Hoje fui ver porque era tão insistente seu chamado:Me olhe!!
Entendi,no meio das folhas de lírio uma palma dessas crespas que são plissadas nasceu e cresceu.
Verdade!!Não podia viver no meio dos lírios que vergam seus braços.
Alta e orgulhosa de suas vestes plissadas milimetricamente não dá flores.Sua energia fica restrita ao largo de seus caules poderosos.Com elas floristas famosos constroem laços nos vasos.
Dobrada faz as flores de um arranjo parecerem mais belas.Vi uma aula no Clube Paulista de Jardinagem onde Vic Meirelles construiu uma pirâmide de laços e maçãs .
E como precisamos da força e energia delas,as que sem flores se destacam pelo modo de ser.
E então os pássaros vieram tomar água na piscina,bateram as asas para secar .
A mesma piscina que um dia plantei em volta os hibiscos


O "Conjjuuntto"como diria S,Picoli !!!
Naquele sotaque italiano me ensinando e deixando suas marcas neste espaço.
Como posso deixar de aprender?
A simbiose do eterno sinal da natureza em sua vida,dando exemplo !
Ao levantar sinto um espinho .Olho para a primavera que deixou seu recado.
Preciso poda-la!
Mas esta é uma lição que não é agradável.
Podar!!
E lembro de Cecília Meireles
Sou como as Primaveras,me deixo poder para voltar inteira!!
Que assim seja!!

2 comentários:

  1. É sempre uma delicia ler o que você escreve, vem da sua alma! bjs

    ResponderExcluir
  2. Sobre flores e amores amiga!!!E elas falam conosco você sabe disso!!

    ResponderExcluir