terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Começar ou Reiniciar

Estava pensando outro dia neste modo aflito das pessoas de despedir de um ano,começar outro,quando escutei um psicólogo fazendo uma linda colocação.
O Ser Humano necessita desta etapa de virada.Como necessita dar por terminado para iniciar.
Assim sendo,apesar do calendário judaico ser outro,o Japão ter sua virada em outro horário e cada um em seu país e seu credo comemorar de maneira diversa.
Quando o ano foi terminando no calendário as pessoas pareciam abelhas revoando sem casa,com a espera de um novo ninho,de um novo rumo.
Muitas reuniôes,abraços,perdôes,promessas,mudanças.
Há vários anos faço meu Reveillon na roça.Tive lindas oportunidades em festas da virada,Rio,amigos queridos e o mar lá na frente do varandão com seu ruído de vai e vem nas ondas sempre no mesmo canto,na mesma melodia.
Quando meus filhos eram pequenos passávamos na roça e voltei à ela.
Na verdade minha roça é quase cidade e com boa vontade podemos ver de longe os fogos da cidade
Passar em família é delicioso e repetir o cardápio de minhas avós pode parecer sem imaginação mas se tornou um ritual.
Na virada a minha é a prova de boa cozinheira virando sem quebrar o cuscuz de camarão de minha avó Gertrudes.A lentilha de vovó Lulu,as beringelas de minha mãe e saladas.
Faço o bolo de nozes que a vida toda elas fizeram.O famoso com muitas nozes e farinha de rosca.
Mudei o recheio,pois meus filhos não gostam de Babá de Moça e coloco doce de leite do Havanna
Cubro com chocolate derretido depois de embeber as duas partes com vinho do porto ou licor de jabuticaba
Enfim,algumas variaçôes fazem a diferença.
Uma Panna Cota Deit já me faz feliz.
Essa palavra mágica é o ingrediente que não pode faltar na nossa mesa,na virada do cuscuz ou do ano.
No meio de tons de verde e várias árvores nascem as flores do meu jardim.Visitado por pássaros em busca de frutas,borboletas,abelhas.
Elas me trazem sorte!!
Assim,como todo bom oriundi coloquei limão Siciliano no arranjo.Uma pirâmide deles com a flor do amor,onde o perfume se tornou filme,livro,poemas:Gardênias.
As romãs no centro significando abundância e a magia da noite descendo vagarosamente.
Faltaram as bolas!!Todos os anos amarelas ou laranja.
Foi a pressa.O conteúdo muito sutil entre a harmonia que alegremente traz na sua presença a sensação de muitas metas atingidas,muitos projetos feitos e refeitos,alguns tropeços,o passo firme.
Retrospectiva ?Pouca,todas iluminadas pela generosidade do tempo.
Iniciar e Ser !Se tornar Presença.
Inspirar muitos à continuar seus sonhos.
Reinventar a vida sempre.
E neste silêncio onde ouço o canto do Bem te Vi a imensa felicidade de ver as abelhas em revoada
Enquanto almoço na varanda.
As italianinhas faceiras me visitam sem pressa,desejando Feliz Ano Novo!
Amanhã é Dia de Reis !

Nenhum comentário:

Postar um comentário