domingo, 3 de janeiro de 2016

Meu presente de Natal

Este ano resolvemos passar o Natal à bordo.Muitos meses antes fomos nos preparando para esse grande momento onde as ondas embalam nossos sonhos e o horizonte parece não ter Fim.
Onde o sol se põe com uma reverência e grandeza indiscritível e o som das buzinas e das grandes cidades ficam esquecidos no registro do passado.
Havíamos feito uma experiência como essa dois anos atrás e o roteiro ,o mesmo, apenas o navio na sua inauguração brasileira,era a novidade,a curiosidade.
Saber que a Royal,estava fazendo sua despedida de nosso país era tristonho portanto queríamos aproveitar a ocasião.
Costumo fazer meus planos de viagem com muito cuidado,documentos,xerox de roteiro,cópias de etiquetas.Um ritual.Como dizia meu pai e meu grande mestre na arte de viajar:A Viagem começa com os preparativos.
Sim,sonhamos,delineamos espaços à serem vistos,mapas para nos posicionar,dinheiro etc.
Tudo vai tomando forma e neste desenho a magia vai crescendo e a ansiedade se acalma nos planos feitos.
Pequenas,médias ou grandes,elas são ponto de partida para descobertas novas e aprendizado único.
Ninguém volta de uma viagem igual ao que começou.
Nesta seria então muito mais!
Passei meses elaborando .
Chegou o dia e como sempre muito cedo já estava pronta,o que facilitou Meu embarque com fila pequena e tranquilidade total.
Meus filhos viriam em seguida.Ricardo com Fabiola deixando o próprio carro no estacionamento assim como ,Romeu e Denise.,os pais de Fabiola.Alexandre e Marcia mais tarde com Clara minha neta e Plinio.
Já estávamos todos à bordo quando Alexandre manda um WhatsApp :Não vou embarcar!!



Meu susto,minhas emoções afloradas pela data,meus medos vieram como uma grande onda !Do mar?
Do coração?






















Como ver minha netinha de 1ano submetida à burocracia que exigia RG e não certidão de


nascimento?
Como um pai aflito,mesmo sendo advogado e a mãe juíza sem poder fazer nada?
Acho que na Royal vou receber o título de Vovó Chorona!!


Primeiro Andrezinho com seu problema em Abril depois Clara!!
Sempre tão contida em minhas emoções,parecia uma Nona Napolitana!!


Chorava,chorava e perambulava pedindo ajuda à todos da tripulação !!Nada!!!
Clarinha não embarcou!!
Comprei um pacote de internet e recebia as mensagens de Meu filho à cada passo dado.




À mim cabia o Passo Mantido,A Fé na Esperança e o Louvor!
Me apeguei às orações de Padre Pio.Ele já havia ajudado Alexandre no casamento.quando esqueceu de revalidar o passaporte!!Já conhecia Ale!!!Sabia como era!!




Depois de muito sofrimento e muitas mensagens de WhatsApp ,conseguiu fazer no Poupa Tempo de Guarulhos.Fiquei encantada de não desistirem.De continuarem o passo em nossa direção.




Admirei minha nora pela paciência e firmeza.
Enquanto isso todos conhecidos e amigos acompanhavam como diziam :A Saga de Clarinha!!
Rolando champagne ,Noite do Comandante,festas ,músicas incriveis,comida maravilhosa.
O irmão do Splendour escutou meu pranto em suas paredes e acolheu minha aflição na tripulação solicita.



Nossa cantora Vip acompanhando e torcendo,assim como sua irmã e seu pai.
Nossos companheiros de viagem compreensivos.Meu filho Ricardo e minha nora apreensivos.

Será que vai dar??
Nesta dúvida ficou a estrela que coloquei na minha árvore de Natal.
Como fazia com meus filhos pequenos,para cada dia de boas ações uma estrela para Jesus.



Minhas estrelas estavam lá!Na certeza,na Esperança de ser meu pedido ouvido!
Surpresa maravilhosa,Ale conseguiu o RG!Maior ainda a passagem para Buenos Aires para nos
encontrar.De manhã bem cedo,depois do café,a chuva caindo na capital portenha,palco de muitas lembranças da minha vida.
Agora,uma a mais:


Minha neta chegando no colo da mãe ao nosso encontro para o Natal!!
Sai correndo para o Deck onde me veriam e no meio da chuva gritei:
Clarinha!!!
Voltei no tempo e me vi ao lado de minha madrinha Angelita Navarro de Andrade no Deck quando nos meus 16 anos não entendi ela chorando e gritando para a neta :Angelita Coral!!!
Era Espanha,1964 e Angelita chorava!
Agora eu compreendi e descendo passei meu agasalho para a doce criança.
À noite na árvore do Centrum vi uma estrela brilhando para mim!!!
Era a estrela de Natal,meu presente!


Natal todos com Clarinha!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Foi mesmo um grande presente de Natal para todos nós naquele dia chuvoso em Buenos Aires!

    ResponderExcluir
  3. Verdade Ricardo!!Ninguem acreditava !!Sòmente Padre Pio sabia que iria dar certo!
    Fazia parte da minha árvore de Natal!!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Sra. Vera. procuro pelos herdeiros de Edmundo e Angelita Navarro de Andrade. Pelo que vi no blog a senhora é afilhada da Sra. Angelita. Se possível, por favor, me enviar um e-mail no oswaldo.neto@gja.com.br, que lhe explico com detalhes, porque a busca por esses herdeiros.
    Muito obrigado,

    ResponderExcluir