terça-feira, 7 de junho de 2016

Ajaccio,Corsega

Estavamos em Ajaccio ,na Coresega e permanecemos até tarde da noite,pois o navio precisava esperar as vidraças,armarios e carpete que chegavam de Miami para a reforma das cabines,que por sinal,não ficaram prontas ate chegar em Veneza.
Bem, isto nos deixou com tempo para explorar as lindas vielas,ruas,avenidas e praças.Muitos voltaram à noite para ver a cidade com seus bares e cafes.
As lojas ofereciam lindos souvenirs e comprei meu Yeux de St,Lucie.Como sabemos Santa Luzia nossa e St.Lucie para o resto do mundo,Jogou seus olhos no mar em promessa que fez para a cura de sua Màe.Nossa Senhora aparece à ela e lhe devolve so olhos,lindos !!
Na Corsega,acreditam que eles se proloferaram e se transformaram em lindas conchas daquele mar translucido.Cada concha possui um desenho semelhante à um olho e fazem lindas bijouterias com essas conchas.Um trabalho de bom gosto e que dizem carregava-lo dá prosperidade e sorte.
Um Porte Bonheur.
As vitrines tem um bom gosto especial com toalhas e sabonetes artesanais,chapeus e camisetas originais.
Andar por essas ruas,apesar de serem ingrimes,É um prazer sem fim.Palmeiras fazem sombra no sol forte apesar do vento.Se sente a calma de um povo Pacifico apesar de seus ancestrais.Povo pescador,voltado para a natureza e vida sem stress .imagine um lugar Onde preservam a Guarda de Napoleao com o mesmo chapeu ,marchando pelas ruas!!Eles se reunem na Praça Foch ,do lado Oposto à Prefeitura,mas quando cheguei estavam acabando.Mesmo assim,Tirei foto,
Dos Grognards ao som dos ultimos comandos.
Caminhando devagar chegamos à praça Onde se encontra a igreja Matriz ,a Catdral de L'Assomption.Amarela,pequena por fora e Rica por dentro.
De frente para o mar com pinturas Celebres.Nesta igreja,Onde o orgao tocava para a missa,Napoleao foi batizado.
Um lugar para reflexão .Na frente,a praça .
Pela estreita rua chegamos à Praia de St.François.Uma criança brincava na areia fazendo Castelo.
Muito interessante observar que a infancia em todos so lugares Se assemelha .Ruidosas  na Italia ou Mais sossegadas como estas da Corsega.
Ajaccio foi construida em 1492 no fim do Golfo e tem 65.000 habitantes.
Tem Muito vento e por isso tantos veleiros.
A Cidade murada,denominada Citadelle tem um forte e nas laterais podemos ver o contraste da estrutura de pedra e o mar Turquesa .É Impressionante como parece ingenuo o mesmo mar que quase acabou com o navio.
Infelizmente por ser Segunda-Feira a casa de Napoleao e da familia Bonaparte estava fechada Assim como o Musée Fesch,maravilhoso por fora.
Falta previsao muitas vezes nas paradas de navio.Deveriam ter uma comunicação com a cidade proxima e fazer um dia de navegação para retardar a chegada.Seria então Terça e Tudo estaria aberto,Assim Como dia 1 de Maio ,Kotor não estaria fechada.
Questão de planejamento!
Sentamos para almoçar num pequeno Bistrot Onde as toalhas voavam com o vento.Menu do dia,Prato  de entrada,principal,sobremesa,vinho,cafe.
O preço em Ajaccio É bem salgadinho.Em tudo, mas Este foi bem barato.
Cansadas Já das ladeiras e muita caminhada,pegamos o Le Petit Train D'Ajaccio
Com 5 euros nos levou por toda orla,onde apreciamos a variedade de cafes e restaurantes,passamos pela Place De Gaulle com a estatua representando Napoleao e seus irmãos,por fim a tumba de Napoleao.
Ali há uma parada e  para os que desejarem fazer uma boa caminhada o lugar É incrivel.
No meio de arvores frondosas,Uma piramide se ergue com o busto de Napoleao Bonaparte.
De um lado Uma grande coluna de pedra com a Aguia,seu simbolo,e sua data de nascimento.Do outro,a data da morte.
Me pergunto:Ele estaria Ali ou no monumeto de Les Invalides??
Sem saber ao certo tiro muitas fotos e da paisagem magnifica deste pico da cidade.
Ve-se as praias e principalmente a orla de St.François.
As praias São paradisiacas!!Porto,Capo di Fenomenos,Marinella,SainteBarbe,PlageD'Argent
É preciso tempo para ver tudo!!
Parar numa Brasserie e tomar um Capuccino com Uma pequena baguette de queijo pode ser Uma boa solução para um descanso e foi o que escolhi.
Uma voltinha na livraria e Perambular pela Place Foch,Onde antes estava a Feira.
Tirar foto da fonte dos 4 leoes junto ao Imperador Romano Napoleao,com Louros na cabeça.
Na rua à frente Uma grande coroa para homenagea-lo
De fato se respira Napoleao!!
Mas terei que voltar um dia com a casa aberta !!
Inesquecivel Ajaccio ficará no meu coração e na minha mente com suas aguas turquesas,seus barcos e seu povo amavel.
De fato o Golfo Mais bonito que Visitei até Hoje!!!