domingo, 26 de junho de 2016

Uma relíquia chamada Kotor

Com certeza chegar em Kotor pelos fiordes e sair dali é um espetáculo inédito ,mesmo que tenhamos visto várias vezes.
Situado na costa da Dalmacia,capital de Montenegro e antiga Ioguslavia .
Passaram por lutas e disptutas,pertenceram à República de Veneza e conservam seus costumes e edifícios ,ruas e palacios,igrejas e monumentos.
Cidade murada com 3portas :Porta do Mar,de 1555
Porta do Rio de 1540
Porta GurdichXIII
Era dia 1 de maio e as lojas estariam fechadas.
Depois do café,e já tinha desistido do meu omelete ,pois muitos americanos para a fila,começamos à nos preparar.
Estava chovendo ,fazia frio e minha amiga estava gripada,portanto era necessário cuidado nesta visita.
O navio para na plácida baia com os Balcãns atras,as casas de pedra formando um santuário do passado.
Kotor,Old Kotor é vista à pé.Se desejar um passeio mais longo,pode ir à Budva,como fomos em 2014.
Nossa amiga de mesa iria subir as montanhas,mas precisa ser alpinista!!
Me contento em caminhar e registrar na mente e no coração aquelas ruas de pedra,que com a chuva estavam um sabão.
Kotor ainda conserva seus palácios,todos nós picos das montanhas.
Drago,Grgurina,Pima,Bucha,Bizanti,Bescucha,Lombardich
Gruboña e Vrakyen.
E os muros seguem por toda extensão entre eles.
Mas o coração desta reliquia fica ali,ao desmbarcar,perto do rio Skurda.
Tirar fotos ali é um ritual.
Vários guias oferecendo passeios para diversos lugares ,inclusive Nossa Senhora das Rochas.
Mas o tempo estava ruim e era preciso aproveitar a chuva que deu trégua .
Agasalhada,vou entrando com minha amiga Ana pela mesma porta que entramos com Daisy.
Porta do Mar
Ali se concentra todos os restaurantes,lojas,cafés.
Irresistivel .Vamos passando e vendo outras amigas nos cafés.
Tiro foto do restaurante onde recebi a noticia que iria ser avó.
Noticia pelo WhatsApp!!!Hoje é a carta do ontem.
Se conhecer Veneza é preciso se perder pelas ruas,Kotor é igual.
Portanto quando se gosta de algo,precisa aproveitar o momento .
Vi um colar de coral vermelho com gotas dê turquesa.As lojas fechadas,pois era Dia do Trabalho e para minha surpresa ,Pascoa.Pascoa Ortodoxa.
Andando pelas ruas pensei,que pena aquela toalha da camponesa que estragaram na chácara!
Se tivesse bom tempo iria procurar!!
No meio das curvas e paredes de pedra,estendida na soleira da porta lá estava ela!!
Minha toalha!!
São bordadas de fita com crochê ,fazendo um conjunto de cores suaves e lindo.
É assim que resolvo!!Já!!
Feliz com minhas toalhas,cáminho com cuidado e resolvo voltar ao colar.
Não posso perder!!
Mas a Catedral me espera e fico encantada com aquela sintonia e contrição deste povo.
Antes da missa rezam um Rosário inteiro.
No altar ao lado as preciosidades doadas por famílias que receberam graças de Nossa Senhora das Rochas por ocasião de inúmeros naufrágios.
Havia dito:Da próxima eu trago algo,mas vai ficar para outra vez!
Na verdade terei que doar dois.Foram dois perigos.
Toda de pedra calcária a Catedral de San Trifon,data de 1166!
A casa do bispo ao lado exibia um enorme é lindo ovo de páscoa de madeira pintada.
Muitos com cestas de ovos coloridos batiam seus ovos no amigo que passava!!
E eu fui agraciada com um!!!Verde,cor da esperança!!
Feliz com meu ovo de Páscoa e os pés molhados da chuva,só conversando com San Miguel!!
Entramos na cerimônia Lindissima,de Páscoa com muitos riquezas interiores .
Vamos conhecendo e relembrando de Old Town!!
Nas vitrines os ovos coloridos,as galinhas com os pintinhos,as cestas!!
Entro na mais incrível,com seus ovos de madeira pintada à mão,com figuras de Nossa Senhora.
Nas paredes sachês de lavanda do campo pendiam,perfumando tudo!!
Kotor,o relicário com perfume de campo!!
Muito para dizer,mas  o navio me espera e as lanchas,todas lotadas por causa do tempo ruim!!
No tender ainda aprendi que a vista de Kotor e sua saída poderia ser no Viking Crown!!
Vamos lá!!!Mas secador e muito agasalho antes!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário