sexta-feira, 24 de junho de 2016

Dia de Navegação ,preparativos para Kotor

Dia 30 de Abril  foi um dia calmo,bom para jogar no cassino,escutar música e encontrar amigas.
Eram sete pessoas maravilhosas que conheci no nosso café da Cristallo e foi divertido te-las à bordo e trocar impressões dos lugares.
Em 2014 esse trajeto do mar Adriatico tinha nos assustado bastante com suas ondas de mais de 5 M e ventos fortes.
Naquele tempo o Comandante Croata foi muito hábil e no dia seguinte fui agradecer pelas nossas vidas.Ele disse:Agradeça à Deus!!!
Me recordo das gargalhadas de medo,das promessas que fiz e de ter sentido muita tontura na cama.
As cadeiras da varanda batiam no vidro e as portas todas estavam bloqueadas.
Kotor era rota de muitas batalhas,e também dos Cavaleiros de Malta.
Chamada Cátaro,murada e com forte influência do império Romano.
Cercada pelos Balcãns e protegida pelos fiordes.
Foi ali que depois de muito tempo sem notícias dos meus filhos recebi a grata e maravilhosa surpresa que seria avó.
Tenho um blog onde escrevi:Kotor onde me tornei avó pela terceira vez.
Desta vez o mar foi Pacífico e talvez Netuno estivesse com remorso do que nos fez passar antes de Ajaccio .
Fazia muito frio e era impossível andar pelo convés ,mas sempre existe um filme,uma aula de artesanato ,uma competição ,um tumulto na lojinha depois de comprar fotos da noite anterior .
Afinal tinha sido a Noite do Branco!
Adoro quando fazem a noite dos anos 70 e jogam aqueles anéis coloridos luminosos!!
No Natal consegui pegar um no ar e feliz,coloquei no dedo.
Na verdade sou uma criança!!!Mas uma outra criança,um menino da idade de meu neto,ficou namorando aquela luz que saia do anel.
O pai perguntou:Sabe onde tem mais desses??Eu respondi que era só naquele momento que jogavam .
Mas o menino com o olhar de desejo ficou observando...
Lógico que perguntei se queria o meu é dei para ele minha brincadeira predileta dos Cruzeiros da Royal.Depois do Cassino é claro!!
Enfim,o pai disse:Obrigada,a senhora fez um menino feliz é um pai dormir mais cedo.
Era Natal,lembrava de meu neto que não passava comigo,foi natural em mim.
O tempo passou e nesta festa última,pois a Royal se despede de brasileiros!!Puro bullying!!
Estava bem inconformada de estar na segunda fase da viagem e sem anel!
Uma vergonha !!
Desconsolada fui caminhando para a cabine,afinal,no dia seguinte seria outro lugar lindo para se ver!
No corredor uma menina da Bulgária ,linda,com olhos azuis como o céu,vinha com os dedos cheios de anéis !!
Olhei encantada!!!Disse:Como você é linda!! Era loirinha e tinha a idade de Maria Luíza minha neta.
Ela olhou para mim,e talvez tenha visto o mesmo olhar que vi no menino na época do Natal.
Sem uma palavra tirou um dos anéis e me deu!!
Esta história me comoveu,pois vejo que o universo trabalha à nosso favor nas pequenas e grandes coisas quando nosso coração está participando deste movimento .
Se damos,recebemos.
Mas é óbvio sem calcular.
Chegando na cabine,ainda emocionada,fui desligar e meu espanto:ele não apagava!!
Todos apagam.Muito bem,registro aqui este fato,como um lúdico momento mas uma grande lição para mim.
Na verdade,mesmo com a luz deixei na necessaire,nunca apagou.
Em São Paulo depois de 20 dias de minha chegada terminou seu brilho.
Tinha feito sua missão e jamais esquecerei aqueles olhos azuis,aquelas mãozinhas estendidas para mim!!


Amanhã Kotor,Capital de Montenegro ,patrimônio da Unesco,medieval,construida no século XII
Antiga Ioguslavia,parte da costa da Dalmacia !!

2 comentários:

  1. Eu presenciei a primeira parte da historia do anel e achei de um grande desprendimento dar de presente para o menino ! Fico feliz de saber que de alguma forma algo voltou, nao foi só um outro anel pelas mãos de uma menina mas a generosidade do gesto.

    ResponderExcluir
  2. Volta sempre,mas nunca imaginei que fosse daquela menina linda de olhos azuis!!!
    A generosidade é o movimento que emociona à nós e à Deus.

    ResponderExcluir