sexta-feira, 10 de junho de 2016

Capri ,Anacapri e Axel Munthe

Acredito que viajamos sempre na nossa imaginação para muitos lugares com recordações que o tempo nos traz como um filme.
Na minha caixinha de surpresas,no flash de momentos vividos,guardei bem escondidinho a Casa Museu de Axel Munthe.
Me recordo de ter ficado muito impressionada apesar de ser uma garota de 16 anos,com o imenso jardim florido e nos intervalos dos canteiros misturados,sem um projeto especifico,as esculturas de
Deuses mitologicos,cabeças de pedra sobre colunas de marmore e arcos serpenteando o verde onde harmoniosamente tudo se completava.O sonho tinha nome e era Vila de San Michele.
Quando um dia entrei na sala de Uma grande amiga e terapeuta,meus  olhos se fixaram em dois azulejos .
Como Barbara era muito rapida e intuitiva disse:Pegue!!!É da Vila de San Michele!
A frase escrita em dois azulejos foi pintada por mim dezenas de vezes.
Todos que presenteei tinham Uma afinidade com os dizeres,Uma casa no mar,um amor pela naturza,mas Nunca  fiz para mim.
Já Muito idosa e na cama,quase cega,minha amiga disse:Vera,estou me desfazendo de varias coisas que para mim tem um sentido maravilhoso .Para  outros não terá significado.
Assim ,estes azulejos agora sao seus.,Quando eu me for ,quem saberá sobre Axel Munthe??Ninguem!Barbara,princesa sempre,na vida,na alma,na Polonia.
Me comovi às lagrimas e esta frase me levou com certeza ao dono da casa.
Me levou na viagem da mente e do sonho ao concreto.
Portanto ao sair do barco em Capri ,com Ana e o casal amigo nós decidimos por ver primeiro Anacapri e depois descer à Capri.
O motorista riu comigo,pois disse à Ele que fazia 50 anos que havia visitado Capri e Anacapri.
Senhora,vai ter que vir Mais vezes,pois não da para esperar outros 50!!
E nossa subida pelas ruas estreitas começou com esse clima amigo,cheio de humor,como tudo na Italia.
As roseiras com suas flores gigantes pendiam dos muros de pedra e as curvas eram desafios para qualquer um.
Chegando na pequena praça as vitrines enfeitavam as pequenas ruas com sua ceramica colorida ,com motivos de limão Siciliano,Uvas imensas,Azul com terracota,Verdes com Olivas ou folhas.
Vestidos de seda Pura e conjuntos de pantalona com camisas em puro linho,de uma elegancia perfeita.Passaria horas entrando em todas .As sandalias, inspiradas na famosa Canfora,
Preferidas de Jackeline Kennedy ,Grace Kelly e Elizabeth Taylor.Estonteante!!Em meia hora fazem Uma personalizada!!Mas eu não tinha essa meia hora e comprei como sempre Vera Express.
Cinco segundos,Uma toalha de limão,Uma pia de agua Benta,um par de sandalias e o famoso perfume de Capri.
Subindo a ladeira e enriquecendo os olhos com tantas novidades,bom gosto,arte e charme.
Mas no meu coração batia a frase:I want my house open to the sun,the wind and the voice of the sea,like a Greek Temple and light,light,for everywhere !! "Voglio che la mia casa sia aperta al sole,al vento e alla voce del mare,come un tempio greco,e luce,luce dovunque "
Essa era a frase que pintei tantas vezes e levei à muitos a presença desse escritor,médico,
Amante
E protetor
Da fauna e flora Desta ilha.Sueco de origem,com um gosto apurado e conhecedor profundo da Mitologia,fazendo de suas descobertas arqueologicas preciosidades que se espalham no mundo de sonhos chamado Vila de San Michele.
Nada É por acaso,mas o acaso ficou selado na minha memoria de adolescente !
Inconscientemente repeti no meu jardim estatuas de pedra e fiz meu canto de pintura com colunas Gregas .
Nosso arquivo vivo,se espalha rapidamente quando voltamos ao mesmo lugar de inspiraçào e foi Assim chegar à porta de San Michele.
Mas nem tudo É perfeito e a escadaria enorme !!


Me encaminhei para o gift shop e a encantadora responsavel me abriu a porta da saida
E foi Assim que entrei na casa de Axel Munthe!!Pela saida!!
Os pinheiros e ciprestes formavam sombra sobre as Flores coloridas em buquet.Laranjeiras
Com seus frutos se misturavam aos agapanthus ,azaleas,Murtas,Uma Linda planta,chamada lithodora de Capri,rosas imensas,Camelias,glicinias
Um sonho para nos deixar extasiados!!No meio as esculturas gregas ,osbancos de marmore.
A famosa Loggia de Hermes,onde o deus grego filho de Zeus e Maia reina na sua soberania com a Linda mesa toda em marmore formando desenhos,na tecnica chamada Cosmati.Dar o braços para Ele pertence aos momentos inesqueciveis.
Presente da cidade de Napoles para Axel Munthe que foi grande Médico na epoca da colera nesta cidade,salvando vidas.
 Como esse tambem o preferido da Rainha Vitória da Suecia,Onde enterrou seus cachorros.
E la nesse paraiso,a vista para o mar Mediterraneo,Marina Grande e o Sem Fim!!
No final desta pergola ,a capela de San Michele(Meu padroeiro por sinal)
Na ponta extrema,Onde antes era a escada dos Fenicios,a Esfinge observa o mar.Gigante!!
Light,light,everywhere !!!Mas a mesma Luz o deixou cego depois de Dez anos Ali.
Dentro da casa as salas bem decoradas,a cozinha com fogão à lenha revestido de azulejos,tachos de cobre!!!Com certeza Temos Muito em comum Dr.Axel!!
E com amigos Meus que São protetores dos passaros e ficariam encantados com a Estaçào Ornitologa
De Capri!!
Muitas fotos do Monte Barbarossa ,do mar,das flores e sentar no banco Celebre de marmore com os dois leoes Esculpidos.
Lembrei de Peggy Gugenheim e seu banco,Onde sentei,seu jardim Onde me encantei no meio das estatuas e Senti que a Arte Se une pelo Eterno.
Que ao reverenciarmos Esses idolos do universo artistico nos unimos à Eles e essa é a grande e Sagrada emoçào que dinheiro nenhum pode comprar!!
Mas pode levar Você até Lá !!



2 comentários:

  1. Deve ser uma beleza mesmo! E agradeço e tenho o privilegio de ter ganho um destes lindos azulejos !

    ResponderExcluir
  2. Quando chegar lá um dia vai ver porque ele fala do sol,do vento,do mar,da luz!!
    Um paraíso !!!Mas vocês têm um pedacinho dele!!

    ResponderExcluir